Aeroporto de Barra (Escócia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Avião de passageiros taxiando no aeroporto.

Barra Airport (IATA:BRR) (também conhecido como Barra Eoligarry Airport) é um pequeno aeroporto de pista curta situado na baía de Traigh Mhòr, na ponta norte da ilha de Barra, nas Novas Hébridas, Escócia. O aeroporto é o único do mundo que tem a sua pista de pouso e decolagem na areia, pois fica numa praia.[1] Ele é operado pela Highlands and Islands Airports Limited, proprietária da maioria dos aeroportos regionais da Escócia continental e das ilhas ao redor.

A praia tem pistas definidas, marcadas por postes de madeira em suas extremidades. Isto permite aos aviões Twin Otter, que servem a ilha, a pousar sempre contra o vento. Na maré alta, as pistas ficam submersas e o tempo de voo depende destas marés. Ocasionalmente, como ele não tem licença para operações noturnas,[2] pousos de emergência são realizados no aeroporto com o uso de faróis de veículos para iluminar as pistas e faixas refletoras de luz são dispostas pela praia.[3]

Barra tem uma licença da Civil Aviation Authority do Reino Unido para operar voos de transporte de passageiros e de treinamento de pilotos.

Referências

  1. Airport Information. Highlands and Islands Airports Limited. Página visitada em 25/05/2011.
  2. Civil Aviation Authority Aerodrome Ordinary Licences
  3. Khan, Stephen. "Dogfight over Barra to keep air link open", The Observer, 2002-11-10. Página visitada em 2009-05-04.
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.