Aeroporto de Dublin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de Dublin


IATA: DUB - ICAO: EIDW
Tipo Público
Administração Dublin Airport Authority
Serve Dublin,  Irlanda
Localização Não disponível
Inauguração 1940


Altitude 74 m (243 ft)
Movimento em 2007 23,2 milhões
Capacidade anual Não disponível
Website oficial www.dublinairport.com Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
10/28 2 637 m (8 652 ft) Concreto
11/29 1 339 m (4 393 ft) Asfalto / Concreto
16/34 2 072 m (6 798 ft) Asfalto

O Aeroporto de Dublin ou de Dublim (IATA: DUB, ICAO: EIDW; em gaélico: Aerfort Bhaile Átha Cliath) é operado pela Dublin Airport Authority. Localizado na Collinstown, na parte de Fingal, no Condado de Dublin, é, de longe, o aeroporto mais movimentado da República da Irlanda - mais de 23,2 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto em 2007. Para colocar isto em perspetiva, a população da Área Metropolitana de Dublin é aproximadamente 1,6 milhões de habitantes, a República da Irlanda tem cerca de 4,3 milhões, e a ilha da Irlanda pouco mais de 6 milhões. O tráfego de passageiros no Aeroporto de Dublin é predominantemente internacional; apenas 900000 dos seus 23,2 milhões de passageiros, em 2007, eram para outras zonas do país.

O aeroporto está localizado a cerca de 10 quilómetros do norte de Dublin, numa zona rural perto de Swords, e é servida por autocarros e táxis. Uma linha ferroviária subterrânea denominada "Metro do Norte", que vai ligar o aeroporto a Dublin, foi aprovado e está em fase de desenvolvimento.

O aeroporto é sede da transportadora aérea nacional da Irlanda, a Aer Lingus, a maior da Europa e da companhia aérea Ryanair. A terceira companhia aérea da Irlanda, CityJet, está sedeada na vizinha cidade de Swords. A companhia aérea regional e nacional irlandesa, a Aer Arann, oferece várias rotas para outros pontos da República da Irlanda e para o Reino Unido, a partir de Dublin, mas enquanto parte da sua administração está sediada no Aeroporto de Dublin, a sua base principal está no Aeroporto de Galway, no Oeste da Irlanda.

O aeroporto tem uma extensa rede de curto e médio curso, servidos por uma panóplia de meios de transporte. Os serviços aéreos oferecidos para outros pontos do país, deslocam-se para outros aeroportos regionais irlandeses. Existem cerca de 50 partidas diárias a partir de Dublin para todos os cinco aeroportos de Londres (Stansted, Luton, Gatwick, Heathrow e Cidade de Londres). Existe também um tamanho razoável de uma rede de longo curso. A Aer Lingus serve muitos destinos populares nos Estados Unidos.

O aeroporto oferece serviços de preclearance para quem se desloca para os Estados Unidos. Dublin e Shannon são os únicos dois aeroportos europeus com este serviço. Ele permite que os passageiros tenham a sua "papelada" tratada antes da partida, economizando tempo após a sua chegada aos EUA. No entanto, devido ao congestionamento, existem inúmeros voos que não utilizam este mecanismo. Está previsto ter Alfândegas e controlos do Departamento de Agricultura, implementados no novo terminal, ou seja, os voos não terão que desembarcar em todos os controlos internacionais.

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.