Aeroporto de Jacarepaguá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto de Jacarepaguá - Roberto Marinho
Aeroporto de Jacarepaguá
Helicóptero PR-OMN AgustaWestland AW139.jpg
ICAO: SBJR
Tipo Público
Administração INFRAERO
Serve Rio de Janeiro
Localização Não disponível
Inauguração 19 de janeiro de 1971


Altitude 3 m (10 ft)
Movimento em 2009 134 247 passageiros
69 368 aeronaves
Capacidade anual 75 000 passageiros
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
20/02 900 m (2 953 ft) Asfalto
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Aeroporto de Jacarepaguá

O Aeroporto de Jacarepaguá, denominado como Aeroporto Roberto Marinho desde 18 de junho de 2008 [1] , é um aeroporto localizado na Barra da Tijuca, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Está localizado na avenida Ayrton Senna, uma das principais vias da Barra da Tijuca, e é administrado pela Infraero. Seu nome deriva do fato de estar situado na posição geográfica da Baixada de Jacarepaguá – limitada pelo oceano Atlântico e pelos maciços rochosos da Pedra Branca e da Tijuca –, a aproximadamente 30 quilômetros do Centro da cidade.

O atual Aeroporto de Jacarepaguá surgiu em meados de 1920 como um campo de pouso auxiliar ao Campo dos Afonsos (Base Aérea dos Afonsos - BAAF(SBAF), base da Força Aérea Brasileira) quando este tivesse nebulosidade prejudicial ao tráfego aéreo. O Aeroporto, em 1969, começou a ser edificado, com inauguração em 19 de janeiro de 1971 [2] .

A dimensão de sua pista é 900 x 30 metros, sendo mais frequentemente utilizado por particulares, por empresas de propaganda aérea que fazem publicidade nas praias da Barra da Tijuca e na zona sul da cidade, e pelo Aeroclube do Brasil. Dentre as grandes companhias, apenas a Gol Linhas Aéreas tem um balcão de check-in. O aeroporto tem sua área patrimonial limitada ao norte pela lagoa de Jacarepaguá, ao sul por uma área de reserva biológica (Bosque da Barra) e, a leste e a oeste, por terras de terceiros.

Denominação[editar | editar código-fonte]

Seu nome é derivado da denominação da lagoa às margens da qual está situado, a Lagoa de Jacarepaguá, compreendida entre os maciços da Pedra Branca e da Tijuca.

Frequência[editar | editar código-fonte]

  • Frequência da torre: 118,40 MHz
  • Frequência do solo: 121,60 MHz

Obras[editar | editar código-fonte]

Para os Jogos Pan-americanos de 2007, a pista ganhou iluminação. Além disso, o terminal de passageiros passou por reformas e a torre de controle recebeu um novo sistema de rádio.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.