Aeroporto de Paris-Orly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aéroport d'Orly
Vue Orly Sud Tour VORDME Orly.jpg
IATA: ORY - ICAO: LFPO
Tipo Público
Administração Aéroports de Paris
Serve Paris, França
Localização Não disponível
Inauguração 1916


Altitude 88 m (289 ft)
Movimento em 2013 28,3 milhões passageiros
229,600 movimento aéreo
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
06/24 3 650 m (11 975 ft) Asfalto
08/26 3 320 m (10 892 ft) Concreto
02/20 2 400 m (7 874 ft) Concreto

O Aeroporto de Paris-Orly (IATA: CDG, ICAO: LFPO) é um aeroporto localizado em Orly e parcialmente em Villeneuve-le-Roi, ao sul de Paris, França. E o 2° maior aeroporto de Paris, depois o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. Ele serve como um hub para Corsairfly, Transavia e easyJet e principalmente, em voos domésticos da Air France. Sociedade administrador é Aéroports de Paris e está situado a 14 quilómetros ao sul de Paris.

Ele tem voos para cidades da Europa, Oriente Médio, África, Caribe e América do Norte. É o décimo aeroporto mais movimentado da Europa, com 229 600 pousos e descolagens em 2013[1] . Ele está dividido em dois terminais principais, oeste e sul, e tem três pistas. O aeroporto conta também com um terminal de carga.

Antes da construção do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, Orly que o principal aeroporto de Paris. Mesmo com a mudança de maior tráfego internationl para o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, Orly continua a ser o mais movimentado aeroporto francês para o tráfego doméstico eo segundo mais movimentado aeroporto francês geral em termos de embarques de passageiros.

Acesso[editar | editar código-fonte]

Os passageiros podem ser alcançados até a área metropolitana de ônibus, trens, bondes eletricos e táxis. Um serviço de autocarro conecta o aeroporto à estação Pont de Rungis do trem Linha C do RER em 10 minutos (custo do bilhete €2,50) e um serviço de transporte que liga o aeroporto à estação Antony da Linha B do RER em 8 minutos (custo do bilhete €8,40).

Por sua vez, os ônibus expressos (Orlybus, Cars Air France line 1, Cars Air France line 3, Val d'Europe Airports Shuttle (VEA), 91.10 shuttle bus) ligam o aeroporto a área urbana e o bus publico linha 183 vai do aeroporto até a estação Porte de Choisy. O serviço de taxi de/para o centro de Paris vai de 30 a 45 euros.

Referências

Weblinks[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto de Paris-Orly