Aeroporto Internacional Cesária Évora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aeroporto de São Pedro)
Aerogare do Aeroporto Internacional Cesária Évora
Fachada da antiga aerogare do Aeroporto de São Pedro em 2006

O Aeroporto Internacional Cesária Évora, anteriormente designado Aeroporto de São Pedro, (ICAO:GVSV / IATA:VXE) é o aeroporto que serve a Ilha de São Vicente, Cabo Verde. Localiza-se junto à aldeia de São Pedro, no vale da Ribeira de São Pedro, a cerca de 5 km a sudoeste do centro da cidade do Mindelo.

História[editar | editar código-fonte]

O aeroporto foi inaugurado em 1960. Em 2005 tiveram início os trabalhos de ampliação da pista e aerogare, de modo a transformá-lo num aeroporto internacional. Até 2007 tem sido utilizado principalmente pelas aeronaves ATR 42-300 dos TACV, para as ligações com o Aeroporto Internacional da Praia (RAI, na ilha de Santiago), com o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral (SID, na ilha do Sal) e com o Aeroporto da Preguiça (SNE, na Ilha de São Nicolau). Após a conclusão das obras, a placa de estacionamento já suporta a operação conjunta de duas aeronaves tipo Boeing 757 e 767 ou Airbus A320.

Características[editar | editar código-fonte]

Obras no Aeroporto de São Pedro em Junho 2006

O aeroporto tem uma elevação de 20 metros (66 pés). Em 2006 a pista tinha um comprimento de 1.975 metros (6,480 pés) e uma largura de 45 metros (148 pés). Após as obras de ampliação, a pista ficará com uma extensão de 2.000 metros e o novo terminal terá cerca de 11.000 m², com capacidade para movimentar cerca de 500 passageiros por hora. São Pedro tem o código IATA VXE e o código ICAO GVSV.

ATR 72-500 da Binter Cabo Verde taxiando no aeroporto de Cesária Évora

Gestão[editar | editar código-fonte]

O aeroporto é o terceiro mais ativo de Cabo Verde. Tal como os outros, é gerido pela ASA - Aeroportos e Segurança Aérea. Serve também as populações e visitantes da ilha de Santo Antão, já que esta tem a pista desativada.

Companhias Aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

A 26 de Fevereiro de 2021 operam-se as seguintes rotas no aeroporto

Cia Aérea Destinos
Cabo Verde Bestfly Cabo Verde Espargos (Sal), Santiago
Cabo Verde TACV Cabo Verde Airlines Lisboa
Portugal TAP Portugal Lisboa
Países Baixos TUIfly Netherlands Amsterdam
Luxemburgo Luxair Luxembourg

Fontes externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.