Aeródromo Público de Sobral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aeroporto de Sobral)
Aeródromo Público de Sobral
Aeródromo
Aeroporto Regional Coronel Virgílio Távora
ICAO: SNOB
Características
Tipo Público
Administração Estadual
Serve Sobral, CE
Localização Sobral, CE
Coordenadas 3° 40' 44" S 40° 20' 12" O
Altitude 64 m (210 ft)
Mapa
SNOB está localizado em: Ceará
SNOB
Localização do Aeródromo no Estado do Ceará
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície

1

10/28
1 033  m (3 389 ft)
Notas
Dados do DECEA[1]


O Aeródromo Público de Sobral - Coronel Virgílio Távora (ICAO: SNOB) é um aeródromo regional localizado na cidade de Sobral, no Ceará.

Fica em meio a área urbana, próximo ao Campus da UVA e à fábrica da Grendene, com reduzido espaço físico, não podendo ser expandido, por questões ambientais.

Reforma[editar | editar código-fonte]

É um dos 9 aeroportos do estado do Ceará incluídos no PDAR – Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, do Governo Federal, criado em 2012. Está orçado em 40 milhões de reais.

"Sobral terá novo aeroporto para pouso e decolagem de aviões de grande porte, como Boeings e Airbus para até 200 passageiros, além de cargas." Quem assegura é o deputado federal José Linhares, presidente estadual do PP, observando que esteve em Brasília, acertando detalhes com o ministro Moreira Franco, titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

“Acertamos com o ministro Moreira Franco a construção de um novo e grande aeroporto em Sobral, faltando a liberação dos recursos que de começo são da ordem de R$ 40 milhões”. Acrescenta que os recursos serão liberados tão logo seja entregue ao ministro o projeto do novo terminal sobralense que já está sendo desenvolvido pela equipe do prefeito Clodoveu Arruda. Conforme o deputado, Sobral precisa desse novo aeroporto, porque tem projeto em andamento para a criação de uma empresa aérea para ligar o município a Fortaleza. O parlamentar disse ainda que esse terminal vai ser estratégico, porque entre Fortaleza e Teresina não existe nenhum que possa ter linhas aéreas regionais para servir os vários municípios interioranos do Ceará e Piauí. Apesar de existir o aeroporto internacional de Parnaíba que possui uma pista de 2 500 m x 45 m, sendo capaz de receber voos internacionais de grande porte. De acordo com Linhares, Sobral merece esses dois benefícios, porque a cidade está crescendo muito, com instalação de grandes empresas e indústrias e se recente de não ter uma linha aérea regular, transportando passageiros e cargas todos os dias da semana. Falando ainda sobre o novo aeroporto de sobral, disse que ele também vai ter o sentido de aumentar o turismo na região.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Aeródromo Público de Sobral (SNOB)» (HTML). AIS Web. ROTAER. Consultado em 26 de março de 2021