Afloramento (geologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Taça: Afloramento de arenito no Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Brasil
 Nota: Para o fenômeno oceanográfico, veja Afloramento (oceanografia).

Em geologia, um afloramento é a exposição de uma rocha na superfície da Terra. Pode ser formada naturalmente pela erosão do solo que cobria a rocha, ou pela ação humana, como por exemplo, em cortes de estradas ou em pedreiras.

Afloramento de granito no Parque da Rocha Moutonnée, em Salto, Brasil
Afloramento do Serrote Branco, em Caicó, Brasil

Afloramentos são muito importantes nos estudos geológicos pois permitem a observação direta das rochas e o estudo da geologia local e regional. Além disto, possibilitam a coleta de amostras destas rochas, que podem ser analisadas em laboratórios quanto à sua composição mineralógica e química, idade, conteúdo fossilífero (no caso de rocha sedimentares), e etc.

Afloramento de Siccar Point, Escócia, um dos afloramentos de rocha mais famoso do mundo e que ajudou o pai da Geologia moderna, James Hutton, a definir que a Terra possui uma idade extremamente alta, contrariando o pensamento vigente à época.

Através dos afloramentos, os geólogos podem fazer mapas geológicos de superfície e, assim, conhecer as características das rochas em uma região e sua extensão em área, e auxiliar na pesquisa de recursos minerais, petróleo, na geologia de engenharia e etc.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Compton, R.C., 1985 – Geology In The Field. John Wiley and Sons, New York, 398p.
  • Maltman, A. (1998) - Geological Maps, John Wiley & Sons, (2nd Edit.), 260p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.