Afonso, Príncipe de Portugal (1475–1491)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Afonso de Portugal
Príncipe Herdeiro de Portugal
Afonso, Príncipe de Portugal (1475–1491)
Morte do Príncipe D. Afonso
Príncipe herdeiro de Portugal
Reinado 11 a 15 de novembro de 1477
Predecessor(a) João II
Sucessor(a) Manuel I
Reinado 28 de agosto de 1481 a 13 de julho de 1491
Nascimento 18 de maio de 1475
  Lisboa, Portugal
Morte 13 de julho de 1491 (16 anos)
  Almeirim
Sepultado em Mosteiro da Batalha
Cônjuge Isabel de Aragão
Casa Avis
Pai João II de Portugal
Mãe Leonor de Viseu

Afonso de Portugal (Lisboa, 18 de maio de 1475[1]Almeirim,[2] 13 de Julho de 1491) era o único filho e herdeiro de D. João II e de D. Leonor, reis de Portugal. O rei tanto adorava este seu filho que, em sua homenagem, batizou de "Príncipe" a menor ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ainda criança, D. Afonso casou com a princesa Isabel de Aragão, filha mais velha dos Reis Católicos. Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão tinham um herdeiro, João, que era um jovem frágil e que viria a falecer com dezanove anos de idade. A princesa Isabel seria, portanto, a herdeira mais provável das coroas de Castela e Aragão e, como estava casada com o príncipe herdeiro de Portugal, adivinhava-se uma união dos reinos ibéricos sob a alçada de Portugal.

Afonso morreu de uma queda de cavalo durante um passeio, em Alfange, Santarém, à beira do Tejo. Segundo Bernardo Rodrigues, em os Anais de Arzila, o seu aio era João de Meneses, conde de Cantanhede, e esse acontecimento terá ocasionado nesta personagem um grande traumatismo:

À terça feira Dom João de Meneses não avia de cometer cousa alguma polo que lhe aconteceo na morte do príncipe Dom Afonso, como é notorio e sabido a todos os deste reino. Dizem que estando no Algarve, em um lugar seu que se chama Aljazur, em uma terça feira, lhe dérão cartas d'el-rei Dom João o segundo e do príncipe Dom Afonso seu filho, que fose à corte, e se fez prestes e partio a outra terça feira, e tardando oito dias no caminho chegou a Santarem, donde el-rei e o príncipe estavão, outra terça feira, e dahi a oito dias, outra terça feira, correndo a carreira em Alfange, levando o príncipe pela mão, caio do cavalo, da qual queda logo morreo. Deste tão desestrado caso lhe ficou tão grand odio e agouro que nunca a terça feira cometeo cousa alguma, posto que depois foi capitão d'Arzila e d'Azamor e se lhe oferecêrão casos suficientes; e dizia Dom João que em tal dia se pudesse escusar abrir as portas o faria.[3]

Depois da morte de D. Afonso, D. João II nomeou como sucessor o Duque de Beja, seu primo, que viria a governar como D. Manuel I e que casou depois com Isabel, a viúva do infante Afonso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Realeza Portuguesa
Casa de Avis
Descendência

Referências

  1. Rodrigues Oliveira 2010, p. 526.
  2. Claúdio, António. «História de Almeirim» 
  3. Rodrigues 1919, p. 9–19.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Precedido por
João II

Príncipe herdeiro de Portugal

1481 - 1491
Sucedido por
Manuel I
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Afonso, Príncipe de Portugal