After Burner II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
After Burner II
Produtora Sega-AM2: Yu Suzuki
Editora(s) Sega
Série After Burner
Conversões/
relançamentos
Arcade, Amiga, Atari ST, DOS, Famicom, Master System, Sega Mega Drive/Genesis, NEC PC Engine, Sega 32X, Sega Saturn, Dreamcast, XBox, Playstation 2
Data(s) de lançamento 1987
Gênero(s) Simulador de voo
Modos de jogo 1 jogador
Média ROM
Controles Joystick, acelerador, gatilho e botões para projéteis e mísseis.
Hardware
Sistema System X
Gabinete Em pé ou sentado
CPU 2x68000 a 12,5 MHz
Som Z80 a 4 MHz + YM2151 + Sega PCM
Vídeo Raster: 320 x 224

After Burner II é um jogo de arcade feito pela Sega em 1987, no qual o jogador pilota um F-14 Super Tomcat contra as tropas fictícias do General Zorbia.

Hardware[editar | editar código-fonte]

O jogo roda na placa de arcade Sega System X, que, assim como suas antecessoras (placas Space Harrier e OutRun), permitia um grande número de objetos escalonados na tela ao mesmo tempo, devido à técnicas gráficas cunhadas pelos desenvolvedores de "Super Scaler". O jogo também apresenta rotação de sprites e planos de fundo em tempo real, um feito gráfico para a época em que foi lançado. Além disso, em sua versão Deluxe, possuía um gabinete com motores, que inclinavam o cockpit para os lados, para frente, e trás, de acordo com a inclinação da aeronave no jogo.

Antecessor[editar | editar código-fonte]

After Burner II seria facilmente confundido com sua primeira versão, não fosse por detalhes como a tela de apresentação, uma alavanca para controle de velocidade e sua trilha sonora levemente melhorada.

Conversões[editar | editar código-fonte]

  • Foi portado em 1989 para Amiga, Atari ST, Famicom, Master System, e MS-DOS. A versão para Master System, diferente da versão original, possuía uma trilha sonora diferenciada, que só foi reaproveitada mais tarde, na versão para Dreamcast. As músicas possuíam um arranjo por cima da base original, dando um tom mais melódico, especialmente para a música Final Take Off.
  • Em 1990, foi portado para Mega Drive e PC Engine, ambas as versões consideradas excelentes jogos nas duas plataformas.
  • Em 1994, foi portado para Sega 32X com o nome "After Burner: Complete", e, devido ao considerável poder de processamento do 32X (em relação ao Mega Drive) é considerado um dos melhores ports.
  • Em 1996, junto da coletânea Sega Ages, foi portado para Sega Saturn. Devido aos processadores gráficos do Sega Saturn, é considerada a versão mais fiel ao original de todas.
  • Em 1999, recebeu um port para Dreamcast dentro da coletânea Yu Suzuki's Game Works, com gráficos intactos à versão de arcade, mas com instrumentos diferentes para a trilha sonora. A mesma versão também aparece dentro do jogo Shenmue II, lançado em 2001 para Dreamcast e 2002 para XBox.
  • Em 2004, como parte da série Sega Ages 2500, recebeu um port para PlayStation 2, com todos os gráficos do jogo refeitos em 3D.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No início, foi projetado para ser um jogo baseado na Segunda Guerra mundial, mas Yu Suzuki resolveu mudar completamente sua história, visto que ele gostaria de inovar, pois este era um tema constante em jogos. Foi inspirado no filme Top Gun, sucesso de bilheteria da mesma época.
  • Embora a versão de Mega Drive possua as mesmas sprites do avião que a versão de arcade, a capa do jogo e a etiqueta do cartucho não mostram um F-14, mas sim um F-15 Strike Eagle.
  • Em duas fases do jogo, a aeronave pousa em uma pista para reabastecer. Ao iniciar a decolagem, na primeira pista, é possível ver a Motocicleta do jogo Hang-On seguindo a aeronave, e na segunda, é possível ver o carro do jogo OutRun fazendo o mesmo. Ambos são de autoria de Yu Suzuki.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Sega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.