Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Apex-Brasil
Di logo apex.jpg
Logotipo da Apex-Brasil
Tipo Agência governamental
Fundação 2003
Sede Brasília, DF, Brasil, Brasil
Página oficial Site Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil.

A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Para alcançar tais objetivos, a Apex-Brasil oferece produtos e serviços nas áreas de Informação, Qualificação para Exportação, Promoção Comercial, Posicionamento e Imagem e Apoio à Internacionalização.

Por meio de projetos realizados com entidades setoriais (Associações, Institutos, Sindicatos etc), a Apex-Brasil organiza ações de promoção comercial como visitas de compradores estrangeiros ao país, bem como de jornalistas especializados e formadores de opinião, missões prospectivas e missões comerciais em mercados prioritários para as exportações brasileiras, rodadas de negócios com importadores e apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais.

Atualmente, a Apex-Brasil apoia mais de 70 setores da economia brasileira, divididos nos complexos de Alimentos, Bebidas e Agronegócio, Moda, Tecnologia e Saúde, Casa e Construção Civil, Entretenimento e Serviços e Máquinas e Equipamentos. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apoia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior.

Em seu esforço para internacionalização das empresas nacionais, a Agência mantém ainda Centros de Negócios no exterior, com excelente estrutura de apoio. Instalados em Miami, Dubai, Varsóvia, Havana, Pequim, Moscou e Luanda, os Centros dão suporte às empresas que optam por abrir filiais nos países, manter estoques de produtos, showrooms ou escritórios de negócios. A Apex-Brasil também mantém um escritório de negócios em Bruxelas.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A Apex-Brasil, como agência, foi criada em 2003. Sua missão é promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização de empresas brasileiras e atração de insvestimentos estrangeiros. Em 2007, iniciou uma extensa ação de estímulo ao investimento estrangeiro no país e a partir de 2008 fortaleceu o trabalho de capacitação do empresário nacional.

Face aos desafios do cenário internacional, novas parcerias público/privadas estão sendo fechadas, com o objetivo de tornar mais agressiva a política de promoção de exportações. Hoje a Agência – em parceria com entidades representativas de 70 setores da indústria – apóia aproximadamente 5.000 empresas, realizando 760 eventos ao ano em mais de 60 países.

Mesmo com bons resultados, podemos aumentar ainda mais estes números. E nada melhor que apresentarmos o melhor do Brasil em um espaço único, que representa a alma e o estilo do brasileiro. É neste contexto que a Apex-Brasil apresenta sua nova sede. Um espaço não apenas para promover as exportações lá fora, mas para mostrar aos nossos visitantes e compradores internacionais a força do “Made in Brazil”.

A sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos foi projetada com o intuito de apresentar o melhor da produção nacional.

Todo o material utilizado na decoração desta sede pertence à pauta exportadora brasileira, como pisos, móveis e artesanatos, transformando a agência num grande showroom de produtos brasileiros.

Mostramos ainda a diversidade natural e a tecnologia desenvolvida em nosso país, promovendo a cadeia produtiva ligada ao etanol e energias renováveis brasileiras no exterior. O Etanol brasileiro é o mais competitivo do mundo, com o menor custo de produção, melhor equilíbrio energético e maior produtividade.

Além de prestigiar e mostrar aos visitantes a diversidade, a qualidade e a beleza do que é produzido no país, a Apex-Brasil também homenageia 10 personalidades, cujos trabalhos são reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior. Essas pessoas foram escolhidas sob dois aspectos: setor econômico de atuação e origem geográfica.

Os homenageados compõem as salas de reunião, o espaço de convivência e a biblioteca da Agência. Cada um desses espaços tem o nome de um ilustre brasileiro que contribuíu para a consolidação da imagem do país no exterior nos diversos setores apoiados pela Apex-Brasil, auxiliando na consolidação positiva da imagem do Brasil.

Qualificação para Exportação[editar | editar código-fonte]

Visando desenvolver competências como negociação, planejamento estratégico, marketing e vendas nas empresas brasileiras que buscam maior competitividade no mercado internacional, os programas de Qualificação para Exportação da Apex-Brasil oferecem desde serviços de consultoria e diagnóstico específicos para cada empresa, até missões internacionais para o conhecimento da dinâmica de feiras e rodadas internacionais de negócios e o desenvolvimento de competências de negociação internacional.

PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora O objetivo do PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora) é incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte. O sistema funciona com o auxílio de profissionais especializados que realizam um trabalho de consultoria individualizado com as empresas brasileiras, diagnosticando problemas técnicos e gerenciais e propondo soluções, sob a coordenação de universidades e centros técnicos parceiros da Apex-Brasil. Com larga experiência de mercado, os extensionistas do PEIEX têm condições de fazer análises e indicar soluções para as empresas nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, comércio exterior e produto e manufatura.

Missão Cultura Exportadora Neste serviço, a Apex-Brasil, geralmente em parceria com as Federações de Indústria e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)leva empresários brasileiros, na qualidade de visitantes, para feiras e rodadas de negócios internacionais possibilitando que eles acompanhem, in loco, a dinâmica da negociação internacional e absorvam as melhoras práticas para participação em eventos desta natureza. As missões de cultura exportadora costumam envolver, também, palestras e treinamentos em Centros Tecnológicos de renome nos mercados-alvo.

Seminários de Cultura Exportadora Os Seminários de Cultura Exportadora visam disseminar e promover a cultura exportadora para o empresariado brasileiro, com ênfase nas empresas de pequeno e médio porte, especialmente as não exportadoras. Estes seminários costumam ocorrer durante os ENCOMEX – Encontros de Comércio Exterior, promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e também nas ações da Casa do Exportador, quando a Apex-Brasil participa de grandes feiras setoriais no Brasil, capacitando as empresas brasileiras por meio da melhor compreensão do ambiente de negócios internacionais.

Promoção Comercial[editar | editar código-fonte]

Os serviços de Promoção Comercial da Apex-Brasil possibilitam aos empresários brasileiros o contato direto com os compradores internacionais, visando o aumento de suas exportações, seja por meio da participação em feiras setoriais e rodadas de negócios promovidas pelos Projetos Setoriais Integrados, ou por meio da participação em feiras multissetoriais, da aproximação com tradings companies ou da realização de ações específicas com compradores internacionais, organizadas diretamente pela Agência.

Projetos Setoriais Integrados – PSI’s Os Projetos Setoriais Integrados, executados sob a forma de parceria entre a Apex-Brasil e as associações representativas dos setores econômicos brasileiros, oferecem uma grande diversidade de ações de promoção comercial, específicas para cada um dos setores contemplados. Por tratar-se de um serviço que busca o fortalecimento dos setores brasileiros no mercado internacional no longo prazo, os PSIs podem contemplar desde ações de aumento da competitividade das empresas, como certificações e adaptação de produtos, até a organização da participação das empresas brasileiras em feiras internacionais específicas do setor, além de promover a vinda de compradores internacionais para negociar no Brasil, entre outras ações. Atualmente, a Apex-Brasil possui Projetos Setoriais Integrados em parceria com mais de 60 setores da economia brasileiras, distribuídos nos complexos de Alimentos, Bebidas e Agronegócios, Casa e Construção, Moda, Máquinas e Equipamentos, Tecnologia e Saúde e Entretenimento e Serviços.

Feiras Multissetoriais A participação de empresas brasileiras em Feiras Multissetoriais possibilita a exposição e comercialização de produtos e serviços de diferentes setores em mercados-alvo variados. Este tipo de feira é voltado prioritariamente para empresas já exportadoras, sendo importante destacar que não é obrigatório que estas estejam vinculadas aos Projetos Setoriais Integrados da Apex-Brasil para participar deste tipo de ação. As principais feiras multissetoriais apoiadas pela Apex-Brasil atualmente são a EXPOCOMER (Panamá), FILDA (Angola), FIHAV (Cuba), ANUGA (Alemanha) e SIAL (França).

Missão Comercial As Missões Comerciais organizadas pela Apex-Brasil têm como objetivo a promoção de negócios, parcerias, a prospecção de novos mercados, a divulgação de produtos brasileiros ou o intercâmbio de tecnologias. Antes de cada missão, a Apex-Brasil analisa os setores com maiores oportunidades no mercado a ser visitado, e identifica e organiza a participação de potenciais compradores para a realização das rodadas de negócios com os empresários brasileiros no mercado-alvo. Desta forma, a ação da Apex-Brasil potencializa as oportunidades de concretização de negócios com compradores internacionais.

Projeto Comprador Esta ação tem como objetivo a realização de rodadas de negócios, no Brasil, entre compradores estrangeiros e os empresários exportadores brasileiros. A vantagem deste tipo de ação em relação à Missão Comercial é que o empresário brasileiro não precisa deslocar-se para o exterior para a realização de negócios, uma vez que a Apex-Brasil organiza e custeia a vinda de compradores estrangeiros para as negociações. Outra vantagem é que o Projeto Comprador permite ao comprador estrangeiro conhecer a estrutura produtiva das empresas brasileiras, colaborando para a criação de maiores vínculos comerciais entre exportador e comprador.

Projeto Tradings O objetivo do Projeto Tradings é a inserção de empresas no mercado internacional por meio de comerciais exportadoras (tradings). Para atingir esse objetivo, a Apex-Brasil atua, prioritariamente, em duas frentes: a promoção de encontros de negócios, no Brasil e no exterior, entre tradings e compradores internacionais, e ações objetivando a aproximação entre a indústria brasileira e as tradings. Outro foco importante do projeto é a inserção de produtos brasileiros em mercados-alvo onde é mais viável a ação por meio de Trading Companies, como é o caso de Angola, Japão e Cingapura.

Promoção de Negócios em Cadeias Varejistas A promoção de negócios em grandes Cadeias Varejistas internacionais tem como objetivo a comercialização de produtos brasileiros em larga escala para os consumidores finais dos mercados-alvo.

Esta ação visa envolver empresas brasileiras exportadoras com alto grau de experiência, ou já internacionalizadas, em negociações diretas com redes como Wal Mart, Carrefour, Harrod’s e Printemps, entre outras.

Posicionamento e Imagem[editar | editar código-fonte]

Os serviços de Posicionamento e Imagem da Apex-Brasil visam melhorar a percepção dos produtos e serviços brasileiros no mercado internacional, facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados e prospectar oportunidades de negócios de exportação, por meio do desenvolvimento de competências relacionadas à gestão de marketing internacional nas empresas. São ações voltadas essencialmente para empresas exportadoras experientes ou internacionalizadas, pois exigem alta capacidade de entrega e qualidade superior em seus produtos.

Promoção dos Complexos

Ações conjuntas dos setores, visando o melhor posicionamento dos produtos brasileiros em mercados prioritários. Esta ação tem com foco no consumidor intermediário do mercado-alvo, como grandes distribuidores e formadores de opinião. A Apex-Brasil trabalha com os seguintes complexos:

  • Sabores do Brasil: promoção dos setores de Alimentos e Bebidas, como cafés especiais, frutas processadas, carnes diferenciadas, massas e preparações alimentícias em geral. Os atributos trabalhados são a diversidade, qualidade e sustentabilidade do setor de Alimentos e Bebidas brasileiro.
  • Moda Brasil: promoção dos setores ligados à Moda, como vestuário, calçados, cosméticos, jóias, bolsas e acessórios. Os atributos trabalhados são a diversidade e estilo de vida do brasileiro como diferencial na moda internacional.
  • Brasil Casa Design: promoção dos setores ligados à Casa e Construção, como móveis, artigos de decoração, revestimentos e metais sanitários, entre outros. Os atributos trabalhados são a diversidade e a qualidade no setor de Casa e Construção brasileiro.
  • Brasil Tecnológico: promoção dos setores ligados à tecnologia em geral, abrangendo: Tecnologia da Informação, Máquinas e Equipamentos, Biociências, entre outros.
  • Talento Brasil: promoção dos setores ligados a Entretenimento e Serviços, como áudio-visual, cinema, propaganda, dentre outros. Os atributos trabalhados nessa ação são a permeabilidade cultural e talento

Eventos Âncora São eventos que atraem a atenção mundial e servem como plataforma para divulgar produtos e serviços brasileiros, como por exemplo, a Fórmula Indy, a Copa do Mundo, e as Olimpíadas. Participando deste tipo de ação, as empresas brasileiras beneficiam-se da alta exposição de sua marca e produtos em eventos já consolidados na mídia internacional.

Consultoria em Gestão de Marcas Setoriais O público alvo deste produto são as Entidades Setoriais parceiras da Agência, e o seu objetivo é o aperfeiçoamento do processo de construção e gestão de marcas, deixando de lado o foco na “logotipia” e passando ao estabelecimento de uma política de gestão integrada de marca, visando melhor posicionamento dos setores brasileiros no mercado internacional.

Apoio à Internacionalização[editar | editar código-fonte]

Atualmente com Centros de Negócios nos cinco continentes, a Apex-Brasil oferece serviços de Apoio à Internacionalização como um importante recurso para viabilizar a inserção definitiva de empresas brasileiras em mercados externos, por meio de assessoria no planejamento do processo de internacionalização, estabelecimento de escritórios locais, parcerias com distribuidores, chegando até a exposição e venda de produtos brasileiros em show-rooms especializados localizados em pontos estratégicos nos mercados-alvo.

Planejamento Estratégico de Internacionalização Serviço ainda em desenvolvimento, trata-se da inserção de empresas exportadoras experientes em um intenso processo de preparação para a sua internacionalização, indo desde a identificação dos mercados-alvo mais adequados, até a preparação de um plano de negócios para a internacionalização e a busca por linhas de crédito específicas para financiar esta nova fase da empresa, através de parceiros como o BNDES.

Pesquisas de Mercado Estudo customizado realizado por especialistas nos mercados em que se encontram os Centros de Negócios da Apex-Brasil, abordam itens específicos relacionados ao produto e à empresa demandante como, por exemplo, a aceitação do produto naquele mercado, os canais de distribuição mais adequados e os principais concorrentes naquele país. A partir desta pesquisa, os CN´s podem também levantar listas de potenciais compradores e fazer o matchmaking entre o exportador brasileiro e estes potenciais compradores. Por se tratar de um serviço específico para uma única empresa, este estudo é pago.

Apoio à Instalação Local Este serviço é um apoio total para o processo de internacionalização da empresa brasileira. São oferecidos serviços administrativos como aluguel de escritório, orientação para contratação de advogados, contadores e outros profissionais liberais, secretária virtual, dentre outros. Ressaltamos que este apoio, atualmente, é oferecido pelos Centros de Negócios de Miami e Dubai com possível expansão para os demais centros. Este também é um serviço que deverá ser custeado pela empresa a ser internacionalizada.

Logística e Distribuição Os serviços de Logística e Distribuição servem para armazenagem e distribuição dos produtos brasileiros no mercado internacional. Atualmente, são oferecidos pelos centros de negócios em Miami e Dubai. Tem como objetivo agilizar a entrega do produto ao cliente final, uma vez que a mercadoria já esta no país de destino. Este também é um serviço pago pela empresa que esta utilizando o galpão.

Brasil Point O Brasil Point será uma loja conceito, com exposição de produtos brasileiros em áreas de grande fluxo comercial nos mercados-alvo, como em Jumeirah Beach Road, em Dubai, e em Coral Gables, na Flórida, permitindo a promoção e comercialização destes produtos para um público de poder aquisitivo elevado e formador de opinião nos mercados externos.

Atração de Investimentos[editar | editar código-fonte]

A Apex-Brasil promove oportunidades de investimento para atrair investidores estrangeiros diretos ao Brasil. A Agência se concentra em empresas e projetos que oferecem inovações tecnológicas e novos modelos de negócios, que fortalecem as cadeias de fornecimento industrial, que têm um impacto direto na criação de empregos e que melhoram o volume e a diversidade das exportações brasileiras. A Agência está preparada para auxiliar em todas as etapas do processo de decisão do investidor. Nosso portfólio de serviços vai desde a identificação e o contato com potenciais investidores de um segmento particular da indústria até ajudar um futuro investidor a entender o Brasil. Nós preparamos análises sobre setores da indústria e sobre os mercados, as tendências econômicas, e as orientações gerais em matéria jurídica e fiscal, e nós fornecemos informações sobre os custos de entrada, locais adequados e disponibilidade de talentos. Trabalhando com uma extensa rede de empresas, associações e autoridades, a Apex-Brasil também pode atuar como elo entre potenciais parceiros, fornecedores e autoridades locais. A Apex-Brasil tem auxiliado investidores e indústrias de vários países na criação de novas instalações, e tem desempenhado um papel fundamental no direcionamento de investimentos para o Brasil. A agência identificou também as oportunidades de investimento em vários setores e apresentou essas oportunidades para investidores do mundo todo.

Elaboração de estratégias de atração de investimentos estrangeiros • Divulgação de oportunidades em seminários, fóruns e rodadas de investimentos em diversos países; • Análise da atratividade setorial ou local para investimentos estrangeiros; • Identificação de investidores potenciais; • Planejamento e execução de ações de atração de investimentos; • Melhoria do ambiente de negócios para atrair investidores.

Sistematização de inteligência sobre o Brasil • Organização política, administrativa e jurídica; • Dados, projeções e fundamentos econômicos; • Dinâmica populacional; • Sistema educacional.

Conhecimento sobre setores e mercados • Tamanho e características de mercados; • Distribuição geográfica da produção e da demanda; • Identificação dos competidores, sócios e fornecedores potenciais; • Interlocução com entidades de classe.

Orientação sobre o ambiente legal e regulatório • Como instalar empresas e quais as melhores alternativas; • Contratação de empregados e expatriados; • Regulamentos e órgãos reguladores.

Colaboração para realizar estudos de localização • Disponibilidade de áreas e custos; • Incentivos e recursos financeiros; • Aspectos fiscais e tributários; • Regulamentação e órgãos de controle ambiental; • Disponibilidade, potencial e custos dos recursos humanos; • Logística de insumos e distribuição de produtos; • contatos com autoridades e entidades locais.

Orientação e acompanhamento na realização de visitas • Conhecimento sobre as características socioeconômicas e culturais locais; • Organização de reuniões com autoridades, órgãos reguladores e potenciais parceiros; • Identificação de fornecedores para a realização do investimento.

Presenças da Apex-Brasil no Exterior[editar | editar código-fonte]

Presenças da Apex-Brasil no Brasil[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.