Aga Khan II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aga Khan II

Aga Khan II (nascido Aga Ali Xá ou Aqa Ali Shah, آقا علی شاه em Persa em Mahallat, Irão, em 1830 - Pune, Índia, em Agosto de 1885) era filho de Aga Khan I e seu sucessor com a sua morte em 1881. Foi o segundo imame dos ismailitas nazaritas a usar este título.

Como neto do do Irão, Fath' Ali Shah, Aga foi educado na corte mas, com a queda em desgraça de seu pai como governador da província de Kerman, foi levado por sua mãe para o Iraque, onde prosseguiu os seus estudos, chegando a ser considerado um expoente em filosofia religiosa[1] .

Na década de 1840, Aga voltou para a Pérsia, onde assumiu algumas das responsabilidades de seu pai mas, em 1853 juntou-se a ele em Mumbai, onde o apoiava nas suas tarefas. Com a morte do pai, em 1881, tornou-se o Aga Khan II e continuou as boas relações que seu pai tinha estabelecido com os dominadores britânicos; por essa razão, foi nomeado como membro do Conselho Legislativo da Índia.

Aga continuou e desenvolveu também a criação de cavalos de corrida iniciada por seu pai em Mumbai e que continua até hoje a ser uma das marcas dos Aga Khans. O seu sucessor foi o seu filho Mohamed Xá com a sua segunda esposa, Nawab A'lia Shamsul-Muluk, que era neta do da Pérsia, Fath Ali Shah.

Referências

  1. Aga Khan (1954). "The Memoirs of Aga Khan: World Enough and Time". London: Cassell and Company Ltd., 7, 11, 192.