Agama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAgama
Agama

Agama
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Agamidae
Género: Agama

O agama é gênero composto de mais de 30 espécies de pequenos lagartos africanos de cauda longa e insectívoros. Uma das espécies mais conhecidas é o agama-de-cabeça-vermelha (Agama agama), comum na África. Em Moçambique é chamado de gala-gala. O seu habitat original é a savana, mas hoje ele também vive dentro de aldeias e cidades.

Caracterítsicas[editar | editar código-fonte]

Os agamas formam grupos de dez a vinte indivíduos. O líder é um macho mais idoso, enquanto as fêmeas e os machos jovens constituem os outros membros do grupo. A sua cor é marrom escura durante a noite, mas depois da alvorada as cores do macho dominante modificam-se: o corpo fica azul claro, a cabeça e a cauda ficam laranja brilhante. Essas cores podem alterar-se dependendo do humor do macho dominante.

Quando lutam, os agamas sibilam e tentam atingir a cabeça do adversário com a cauda. Estes golpes podem ser muito violentos e frequentemente resultam em hematomas ou maxilares partidos.

O seu comportamento de alarme consiste num oscilar da cabeça, levantando-a duas vezes seguidas. Tendo a cabeça uma cor viva, este movimento torna-se muito notável.

As fêmeas do grupo são inteiramente castanhas. Frequentemente existe uma fêmea, mais altamente posicionada na hierarqueia do grupo, que permanece perto do macho e mantém as outras afastadas.

Espécies[editar | editar código-fonte]

As espécies seguintes são classificadas dentro do gênero Agama:

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Agama
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Agama