Agapornis fischeri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaInseparável-de-Fischer
Pap Pfirsichköpfchen Agapornis fischeri 070608 1.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Agapornis
Espécie: A. fischeri
Nome binomial
Agapornis fischeri
(Reichenow, 1887)
Distribuição geográfica
Fichers lovebird distribution2.gif
Sinónimos
  • Agapornis personata fischeri
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Agapornis fischeri

Inseparável-de-Fischer (Agapornis fischeri) é uma pequena espécie de papagaio do género Agapornis, nome pelo qual estas aves também são popularmente conhecidas. Possui a cabeça laranja ou avermelhada, o peito amarelado ou alaranjado e o resto do corpo verde com o início do rabo azul, além de ter o círculo branco em volta do olho, comum em outras espécies de agapornis. São endêmicos na Tanzânia e geralmente tem 14 a 15 centímetros de comprimento. Vivem em regiões secas relativamente arborizadas, em pequenos bandos. São aves extremamente territorialistas. Receberam o nome Fischer por terem sido listados pela primeira vez pelo explorador alemão Gustav Fischer no final do século XIX.

Informação da ave[editar | editar código-fonte]

Os inseparáveis-de-Fischer precisam de uma gaiola espaçosa, o aconselhável é 1m x 1m, sendo que não pode ser uma gaiola redonda; uma vez que caso a ave se sinta ameaçada, não vai ter o recuo que uma gaiola quadrilátera teria para tentar se defender. Seus bicos, grandes e feitos de queratina, crescem constantemente e eles estão sempre querendo mastigar algo para afiar o bico. Brinquedos coloridos e madeira são os mordedores prediletos dos agapornis. Estas aves são bastante curiosas, e tendem a bicar tudo o que vê pela frente, eventualmente podendo destruir mobílias e outros objetos. Outro fator importante é que estas aves não podem viver só; caso se sintam só, tendem a ficar triste e eventualmente morrem.É aconselhável que se tenha no mínimo duas aves, ou que o dono tenha bastante tempo para dar atenção à ave. A alimentação deles é variada, sendo que eles podem se alimentar de frutas, verduras exceto as verde-claras e grãos principalmente. Considera-se também suplementos alimentares e vitamínicos à venda em casas do ramo ou em pet shops. São aves que gostam de se lavar diariamente, requerendo uma banheira de 20 cm de tamanho. A espécie geralmente gosta de tomar sol após o banho, fator importante para eles secarem mais rapidamente.

Dimorfismo Sexual[editar | editar código-fonte]

Os inseparáveis não possuem dimorfismo sexual. O sexo destas aves só é possível de determinar com precisão através de exames de ADN.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]