Agapornis fischeri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaAgapornis fischeri
Pap Pfirsichköpfchen Agapornis fischeri 070608 1.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Agapornis
Espécie: A. fischeri
Nome binomial
Agapornis fischeri
(Reichenow, 1887)
Distribuição geográfica
Fichers lovebird distribution2.gif
Sinónimos
  • Agapornis personata fischeri
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Agapornis fischeri

Agapornis fischeri é uma espécie de ave da família Psittacidae. Pode atingir até 15 centímetros de comprimento. Recebem esse nome por terem sido listados pela primeira vez pelo explorador alemão Gustav Fischer no final do século XIX. Possui a cabeça laranja ou avermelhada, o peito amarelado ou alaranjado e o resto do corpo verde com o início do rabo azul, além de ter o círculo branco em volta do olho, comum em outras espécies de agapornis. São endêmicos na Tanzânia e geralmente tem 14 centímetros de comprimento. Vivem em regiões secas relativamente arborizadas, em pequenos bandos. São aves extremamente territorialistas.

Informação da ave[editar | editar código-fonte]

Os agapornis precisam de uma gaiola espaçosa, o aconselhavel é 1m x 1m, sendo que não pode ser uma gaiola redonda; uma vez que caso a ave se sinta ameaçada, não vai ter o recuo que uma gaiola quadrilátera teria para tentar se defender. Seus bicos, grandes e feitos de queratina, crescem constantemente e eles estao sempre querendo mastigar algo para afiar o bico. Brinquedos coloridos e madeira sao os mordedores prediletos dos agapornis. Estas aves são bastante curiosas, e tendem a bicar tudo o que vê pela frente, eventualmente podendo destruir mobílias e outros objetos. Outro fator importante é que estas aves não podem viver só; caso se sintam só, tendem a ficar triste e eventualmente morrem.É aconselhável que se tenha no mínimo duas aves, ou que o dono tenha bastante tempo para dar atenção à ave. A alimentação deles é variada, sendo que eles podem se alimentar de frutas, verduras exceto as verde-claras e grãos principalmente. Considera-se também suplementos alimentares e vitamínicos à venda em casas do ramo ou em pet shops. São aves que gostam de se lavar diariamente, requerindo uma banheira de 20 cm de tamanho. A espécie geralmente gosta de tomar sol após o banho, fator importante para eles secarem mais rapidamente.

Dimorfismo Sexual[editar | editar código-fonte]

Os A. fischeri não possuem dimorfismo sexual, somente é possivel dizer com precisão o sexo destas aves através de exames de DNA.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]