Agatodemo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Agatodemo
Ἀγαθοδαίμων
Nascimento
Alexandria
Nacionalidade Egípcio
Ocupação Cartógrafo

Agatodemo ou Agathodaemon (em grego antigo: Ἀγαθοδαίμων) foi um cartógrafo egípcio. Natural de Alexandria, tudo o que se sabe dele é que foi o desenhista de alguns mapas que ilustraram a Geografia de Ptolomeu.[1] Cópias desses mapas são encontrados anexados a vários manuscritos de Ptolomeu. Um deles está em Viena, outro em Veneza. No final de cada um desses manuscritos está o seguinte aviso:

Ἐκ τῶν Κλαυδίου Πτολεμαίου Γεογραφικῶν βιβλίων ὄκτο τὴν οἰκουμένην πᾶσαν Ἀγαθοδαίμων Ἀλεξανδρεὺς ὑπετύπωσε

Agatodemo de Alexandria delineou todo o mundo habitado de acordo com os oito livros sobre Geografia de Cláudio Ptolomeu

O manuscrito de Viena de Ptolomeu é um dos mais belos existentes. Os mapas anexados a ele, no total de vinte e sete, inclui um mapa geral, dez mapas da Europa, quatro da África, e doze da Ásia. Todos são coloridos, com a água representada pela cor verde, as montanhas pelo vermelho ou alaranjado, e os terrenos em branco. Os climas, os paralelos, e as horas do dia mais longo do ano, estão marcados na margem direita dos mapas, e os meridianos nas margens superiores e inferiores.

Não há nenhuma evidência de quando Agatodemo viveu, uma vez que o único registro preservado a respeito dele é o citado acima. Ele pode ser a mesma pessoa do alquimista que viveu no século III, Agatodaimo. Houve também um gramático de mesmo nome, a quem algumas cartas existentes de Isidoro de Pelúsio foram endereçadas no século V. Alguns historiadores acham que se trata do Agatodemo em questão. Outros autores, entretanto, consideram o delineador dos mapas um contemporâneo de Ptolomeu do século II, que menciona alguns mapas ou tabelas (πίνακες),[2] , que estão de acordo nos manuscritos em quantidade e temas com os de Agatodemo.

Vários erros, no decorrer do tempo, surgiram nas cópias dos mapas de Agatodemo, Nicolau Donis, um monge beneditino, que viveu por volta de 1470, restaurou e corrigiu essas cópias, substituindo em latim os nomes originais em grego antigo. Seus mapas estão anexados ao manuscrito ebneriano de Ptolomeu. Eles são os mesmos em número e praticamente estão na mesma sequência dos de Agatodemo.[3] [4]

Referências

  1. Mason, Charles Peter (1867), "Agathodaemon (2)", in Smith, William, Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology, 1, Boston, pp. 65, http://www.ancientlibrary.com/smith-bio/0074.html 
  2. Ptolomeu, viii. 1, 2
  3. Heeren, Commentatio de Fontibus Geograph. Ptolemaei Tabularumque iis annexarum
  4. Raidel, Commentatio critico-literaria de Cl. Ptolemaei Geographia ejusque codicibus, p. 7

Wikisource  "Agathodaemon". Encyclopædia Britannica (11th). (1911). Ed. Chisholm, Hugh. Cambridge University Press.