Agente tamponador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Para uma solução aquosa composta de tanto um ácido fraco quanto uma base fraca e seu conjugado, ver solução tampão.

Um agente tamponador, ou agente tampão, ajusta e estabiliza o pH de uma solução. A função de um agente tamponador é conduzir uma solução ácida ou alcalina a um certo pH e prevenir a mudança deste pH. Agentes tamponadores têm propriedades variadas - alguns são mais solúveis que outros; alguns são ácidos enquanto outros são básicos. Como controladores de pH, eles são importantes em muitas aplicações químicas, incluindo agricultura, processamento de alimentos, medicina e fotografia.

Definição de um agente tamponador[editar | editar código-fonte]

Agentes tamponadores podem ser tanto ácidos fracos quanto bases fracas que compreenderiam uma solução tampão. Agentes tamponadores são usualmente adicionados à água para formar soluções. Eles são substâncias que são responsáveis pela tamponação vista nestas soluções. Estes agentes são adicionados a substâncias que são colocadas em substâncias ácidas ou básicas a fim de estabilizar a substância. Por exemplo, a aspirina tamponada tem um agente tamponador, tal como o MgO, que irá manter o pH da aspirina quando ele passar pelo estômago do paciente. Outro uso do agente tamponador é em tabletes antiácidos, onde o primeiro propósito é baixar a acidez do estômago.

Mecanismo de um agente tamponador[editar | editar código-fonte]

O meio pelo qual os agentes tamponadores trabalham é visto em como as soluções tampão funcionam. Usando o princípio de Le Chatelier nós temos uma expressão de equilíbrio entre o ácido e a base conjugada. Como resultado nós vemos esta pequena mudança nas concentrações do ácido e da base conseqüentemente a solução é tamponada. Um agente tamponador sustenta esta faixa de concentraçao por prover o ácido ou base conjugada correspondente para estabilizar o pH ao que está sendo adicionado. O pH resultante desta combinação pode ser encontrado pelo uso da equação de Henderson-Hasselbalch:

\mbox{pH}=\mbox{pKa}+\log_{10}\frac{\left[\mbox{A}^-\right]}{\left[\mbox{HA}\right]}

onde HA é o ácido fraco e A é o ânion da base.

Agente tamponador comparativamente a soluções tamponadoras[editar | editar código-fonte]

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Produtos como :

- Citrato de Sódio - Carbonato de Potássio - Tetrapirofosfato ou TKPP

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.