Agents of S.H.I.E.L.D.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Agents of S.H.I.E.L.D)
Ir para: navegação, pesquisa
TV Future Icon.svg
Agents of S.H.I.E.L.D. é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 2 de setembro de 2014.
Agents of S.H.I.E.L.D.
Os Agentes S.H.I.E.L.D. (PT)
Agentes da S.H.I.E.L.D. (BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Drama, ação, ficção científica, aventura
Duração 43 minutos (Aproximadamente)
Criador(es) Joss Whedon
Jed Whedon
Maurissa Tancharoen
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Marvel Studios
ABC Studios
Elenco Clark Gregg
Ming-Na Wen
Brett Dalton
Chloe Bennet
Iain De Caestecker
Elizabeth Henstridge
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC
Brasil Sony
Portugal Fox e SIC
Formato de exibição 1080p

720p (HDTV)

Transmissão original 24 de setembro de 2013 - presente
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 22 (Lista de episódios) (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Universo Marvel Cinematográfico

Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D., ou simplesmente Agents of S.H.I.E.L.D. (Os Agentes S.H.I.E.L.D., em Portugal e Os Agentes da S.H.I.E.L.D., no Brasil), é uma série de televisão americana[1] desenvolvida por Joss Whedon, em colaboração com Jed Whedon e Maurissa Tancharoen, com base na organização S.H.I.E.L.D. da Marvel Comics. É produzido pela Marvel Studios em parceria com a Mutant Enemy Production[2] e é transmitida no canal ABC,[3] fazendo parte do Universo Marvel Cinematográfico.[4] A série gira em torno do personagem Phil Coulson, interpretado por Clark Gregg. O piloto, escrito por Joss Whedon, Jed Whedon e Maurissa Tancharoen, e dirigido por Joss Whedon, foi filmado no início de 2013 e o primeiro episódio foi ao ar em 24 de setembro de 2013.[5] [6] A primeira temporada da série teve 22 episódios. Em 08 de maio de 2014 a série foi renovada para uma segunda temporada,[7] com 20 episódios[8] e com estreia para o dia 23 de setembro de 2014.[9]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A trama dos "Agentes da S.H.I.E.L.D." se passa depois da batalha de Nova York no filme Os Vingadores. O agente Phil Coulson (Clark Gregg) - cuja morte foi forjada por Nick Fury (Samuel L. Jackson) - organiza um pequeno grupo de agentes para resolver casos que ainda não foram classificados.

A equipe consiste do correto agente Grant Ward (Brett Dalton), perito em combate e espionagem, da piloto e especialista em artes marciais agente Melinda May (Ming-Na Wen) e dos cientistas brilhantes mas introvertidos agente Leo Fitz (Iain De Caestecker) e agente Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge). A eles se junta uma recruta civil, a hacker Skye (Chloe Bennet).

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

  • Clark Gregg como Agente Phil Coulson: Personagem principal da série.[10] Coulson é um agente da S.H.I.E.L.D. que supervisiona muitas das operações de campo.[11] Embora aparentasse que ele tivesse sido morto pelas mãos de Loki em Os Vingadores,[12] é revelado no piloto da série que ele foi ressuscitado por médicos após ter sido declarado morto por oito segundos. Sobre a volta dos mortos de seu personagem, Gregg declarou, "Quando Joss me explicou o mistério, a complexidade e as perguntas não respondidas sobre Phil Coulson, eu achei tão fascinante e fiel ao mundo das HQ's e da mitologia em geral, que assim que entendi, percebi no que estava dentro."[13] As mudanças pelas quais Coulson passou desde sua sobrevivência de uma experiência de quase-morte seriam exploradas durante a primeira temporada. Produtor executivo, Jeffrey Bell, explicou, "Há muita coisa estranha e diferente no Coulson desde sua volta ao trabalho, e até ele a percebe. Isso o leva a uma missão. 'O que aconteceu comigo? Porque estou me sentindo assim? Quem sou eu?'". Produtor executivo, Jeff Loeb, adicionou que Coulson talvez se arrependa de ter suas perguntas respondidas dizendo "Quando você começa a puxar um fio, você corre o risco de desfiar todo o suéter". Coulson descobre ter sido revivido dias após sua morte, e não após meros minutos, no episódio "O Lugar Mágico". No episódio "T.A.H.I.T.I.", é revelado que o soro usado para reviver Coulson é de origem alienígena. No episódio "Início do Fim", Fury o nomeia o novo diretor da S.H.I.E.L.D. e o encarrega de reconstruir a agência do zero.
  • Ming-Na Wen como agente Melinda May: uma ás da aviação e perita em armas da S.H.I.E.L.D., cujo apelido é "a Cavalaria",[14] mesmo que ela não goste do nome, já que os eventos que levaram a criação do nome durante seu tempo como agente de campo a assombram, fazendo dela uma pessoa calada e afetada. A experiência foi tão traumatizante que ela aceitou um obscuro trabalho de escritório antes de Coulson recrutá-la no piloto da série. De acordo com Wen, May "Precisava ser salva. Ela retornou para a S.H.I.E.L.D. por lealdade a Coulson, mas uma parte dela ainda permanece relutante. Se não fosse por sua intervenção, ela ainda estaria grampeando coisas naquela sala escura e suja."[14] [15] A personagem foi originalmente listada como Agente Althea Rice nos testes de seleção de elenco.[16] No episódio "Sim Senhores", é revelado que ela está ciente de como Coulson foi ressuscitado, e está espionando Coulson a mando de Nick Fury, revelado no episódio "Voltas, Voltas, Voltas".
  • Chloe Bennet como agente Skye: uma hacker de computadores e membro do grupo hacktivista chamado de "A Maré Crescente", com obsessão por super-heróis,[17] que Coulson recruta no episódio piloto. Skye é inquieta e pateta, mas também acolhedora, nervosa e espirituosa. Ela consegue lidar sozinha com qualquer situação.[16] [18] No episódio "A Menina do vestido de Flor", é revelado que Skye se juntou à S.H.I.E.L.D. e à Maré Crescente com a finalidade de descobrir algo sobre seus pais. No episódio "Sementes", é revelado que Skye foi designada pela S.H.I.E.L.D. como um "0-8-4" (objeto de origem desconhecida). Após ser baleada duas vezes no estômago e ter apenas horas de vida, no episódio "T.R.I.L.H.A.S.", ela é submetida ao mesmo soro regenerativo usado para reviver Coulson, no episódio "T.A.H.I.T.I.". No episódio "Sim Senhores", Coulson revela à Skye a natureza do soro, e os dois formam um pacto de trabalharem juntos para descobrir mais informações sobre ele. Ela se torna uma agente da S.H.I.E.L.D. no episódio "Início do Fim" com passe nível 1, mesmo a agência se desmantelando no episódio seguinte, "Voltas, Voltas, Voltas".
  • Brett Dalton como agente Grant Ward: um especialista em operações especiais da S.H.I.E.L.D..[19] Ele é um "machão" rude e antissocial ao estilo anos 30 que é ótimo no que faz, mas não tão ótimo em se dar bem com seus colegas de trabalho. Ward parece ter uma forte base moral e tem o seu charme. Depois de um confronto traumático no episódio "O Poço", ele começa um caso com a Agente May.[16] [20] O caso termina no episódio "Sim Senhores". É revelado que Ward é um agente da HIDRA no episódio "Voltas, Voltas, Voltas". No último episódio da primeira temporada, "Início do Fim", May derrota Ward em uma luta e ele é preso pelos militares americanos.
  • Ian De Caestecker como agente Leo Fitz: um agente da S.H.I.E.L.D. especializado em engenharia, em especial armamento tecnológico.[16] [21] De Caestacker minimiza a óbvia química romântica entre Fitz e Simmons, insistindo que Simmons é meramente "maternal" para com Fitz.[15] Descrito como "super organizado", o personagem mantem apenas itens essenciais em sua mesa de trabalho, com a exceção de uma estatueta de macaco que vem da obsessão de De Caestecker por macacos.[22] No último episódio da primeira temporada, "Início do Fim", Fitz confessa a Simmons que ele tem sentimentos por ela. Fitz quase morre ajudando Simmons a escapar de uma cápsula submersa, e seu destino é desconhecido, mesmo confirmando que ele está vivo.
  • Elizabeth Henstridge como agente Jemma Simmons: uma agente da S.H.I.E.L.D. especializada em biologia (tanto humana quanto alienígena). Ela é geralmente feliz e entusiasmada com seu trabalho. O Agente Fitz e Simmons são parceiros próximos.[16] [21] Simmons se envolve em um triângulo amoroso entre ela, Fitz e Agente Triplett (J Britt, personagem secundário).

Elenco Secundário[editar | editar código-fonte]

  • Bill Paxton como Agente John Garrett/Clarividente: um agente e perito em munições de alto nível da S.H.I.E.L.D. que é ex-parceiro de Coulson e trabalha ao lado de Ward e May. É revelado que é um agente da HIDRA e o "Clarividente" no episódio "Voltas, Voltas, Voltas", e o primeiro indivíduo teste do programa Deathlok no episódio "Gentalha". Coulson o mata usando o 0-8-4 do Peru no episódio "Início do Fim".
  • Saffron Burrows como Agente Victoria Hand: uma agente da S.H.I.E.L.D. de alto nível que comanda a base central da S.H.I.E.L.D.. É introduzida no episódio "A Central" e no episódio "Voltas, Voltas, Voltas" ela é morta pelo Agente Ward.
  • J. August Richards como Mike Peterson/Deathlok: um homem comum que é aprimorado artificialmente com a Centopeia contendo soro Extremis do Projeto Centopeia, Peterson mais tarde se une à S.H.I.E.L.D. e cai sob o comando do "Clarividente" depois de perder sua perna, que foi substituída por uma prótese biônica como parte do "Projeto Deathlok". No episódio "Início do Fim", ele se rebela contra Garrett com a ajuda de Skye e busca redenção pelos crimes cometidos como Deathlok.
  • Cullen Douglas como Edison Po: um membro da elite do Projeto Centopeia com conexões com o "Clarividente". Ele é mais tarde morto pelo "Clarividente" através do celular.
  • David Conrad como Ian Quinn: um rico filantropo da mineração e diretor executivo da Quinn Worldwide, com conexões com o "Clarividente" e com o Projeto Centopeia.
  • Ruth Negga como Raina: um mebro da elite do Projeto Centopeia, servindo como recrutadora. Ela foi presa pela S.H.I.E.L.D. no episódio "O Lugar Mágico" e mais tarde libertada da prisão pelo Agente Ward, no episódio "Providência".
  • B. J. Britt como Agente Antoine Triplett: um agente da S.H.I.E.L.D. que trabalha para Garrett e é especializado em combate e armas. Triplett entra para a equipe de Coulson após Garrett ser revelado como agente da HIDRA.

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

  • Pascale Armand como Akela Amador: uma ex-agente da S.H.I.E.L.D. e protegida de Coulson.
  • Titus Welliver como Felix Blake: um agente da S.H.I.E.L.D.. Ele foi seriamente ferido por Deathlok no episódio "Início do Fim". Welliver reprisa seu papel anteriormente estrelado no curta da Marvel Studios, Item 47.
  • Louis Ozawa Changchien como Chang Ho Yin/Queimada: um mágico de rua de Hong Kong com habilidades pirocinéticas que foi raptado pelo Projeto Centopeia. Ele foi morto por Melinda May.
  • Patrick Brennan como Marcus Daniels/Blackout: Daniels tem a habilidade de drenar energia de qualquer coisa ao seu redor, seguindo um experimento com força escura. Ele estava preso na Geladeira até ser libertado durante a "visita" de Garrett e Ward. Ele explodiu quando Coulson e Triplett miraram seus aparelhos de luz pura nele, no episódio "A Única Luz na Escuridão".
  • Shannon Lucio como a Doutora: uma cientista que trabalha para o Projeto Centopeia. Ela foi incinerada pelo Queimada no episódio "A Menina do Vestido de Flor".
  • Daniel Zovatto como Seth Dormer: um cadete da Academia de Ciência e Tecnologia da S.H.I.E.L.D. que ajudou Donnie Gill a criar o equipamento climático e seu pai trabalha como advogado na Quinn Worldwide. Ele teve uma parada cardíaca após o incidente com o equipamento.
  • Robert Baker como Tobias Ford: um técnico que trabalhou no Complexo de Aceleração de Partículas na StatiCorp e foi responsável pela explosão ocorrida no local.
  • Dylan Minnette como Donnie Gill: um cadete da Academia de Ciência e Tecnologia da S.H.I.E.L.D. que criou um equipamento de controle do clima. Depois do incidente com o equipamento, ele ganhou habilidades criogênicas.
  • Ian Hart como Dr. Franklin Hall: ex-pesquisador da S.H.I.E.L.D. e ex-professor de Fitz e Simmons que consegue manipular a gravidade com seu gerador de "gravitônio" que foi criado por Ian Quinn.
  • Patton Oswalt como Eric Koenig (1x18)/Billy Koenig (1x22): um agente da S.H.I.E.L.D. presente na base secreta de Nick Fury, Providência. Eric é morto por Grant Ward no episódio " A Única Luz na Escuridão" (Eric). Um agente da S.H.I.E.L.D. presente na base secreta Playground (Billy).
  • Erin Way como Petra Larsen: co líder de um culto de ódio paganista norueguês.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição
Inicio da Temporada Final da Temporada
1 22 24 de Setembro de 2013 (2013-09-24) 13 de Maio de 2014 (2014-05-13)
2 22 23 de Setembro de 2014 (2014-09-23) 2015 (2015)

Produção[editar | editar código-fonte]

Após a compra da Marvel pela Disney em 2009,[23] foi anunciada a formação da Divisão de TV da Marvel.[24] [25] Nos meses seguintes, vários pilotos baseados em quadrinhos do catálogo da Marvel começaram a ser desenvolvidos.[26] [27]

Em julho de 2012, a Divisão de TV da Marvel entrou em conversas com a ABC para fazer uma nova série do Universo Marvel Cinematográfico, embora, naquele momento, não se tinha certeza de qual série seria. Ela foi descrita como "'um cerne de uma idéia' com um número de cenários a serem explorados, incluindo uma série policial de alto conceito."[28] Em agosto de 2012, foi anunciado que o diretor de Os Vingadores, Joss Whedon, criador de séries de sucesso como Buffy, a Caça-Vampiros e Firefly, estaria envolvido no desenvolvimento da série.[29] Algumas semanas depois a ABC encomendou um piloto para uma série, chamado S.H.I.E.L.D. a ser escrito e dirigido por Joss Whedon, Jed Whedon e Maurissa Tancharoen. Whedon, Tancharoen e Jeffrey Sino seriam os showrunners da série.[30] [31] O diretor executivo da Disney, Bob Iger, deu sinal verde para a série da S.H.I.E.L.D. depois de assistir a um curta-metragem da Marvel, "Item 47", sobre agentes da S.H.I.E.L.D. que perseguem um casal que estão posse de uma arma Chitauri usado na Batalha de Nova York, em Os Vingadores.[32]

Em abril de 2013, a ABC anunciou que a série seria chamada de Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.[33] e, finalmente, anunciou oficialmente a série para uma temporada completa.[34] [35] Em julho de 2013, Jed Whedon disse que a série irá trabalhar em conjunto com os filmes da Marvel, tanto do passado quanto do futuro, e disse: "Nós planejamos tentar criar juntamente com os filmes e torná-los mais gratificante em ambas as partes."[36] Também em julho, Maurissa Tancharoen revelou em sua página no Twitter que Joss Whedon, Jed Whedon, Jeff Bell, Paul Zbyszewski, Monica Owusu-Breen, Brent Fletcher, Lauren Lefranc, Rafe Judkins e Shalisha Francis seriam os roteiristas da série.[37] Além disso, o compositor Bear McCreary confirmou que iria compor músicas para a série.[38] Em março de 2014, os produtores afirmaram no PaleyFest que eles e os escritores podem ler os roteiros dos próximos filmes do Universo Marvel Cinematográfico e saberem para onde o universo está se dirigindo, o que lhes permitiu formar um plano geral para a série até o final de uma terceira temporada, o que garante que a série possa ser renovada até uma mesma.[39]

O principal cenário para a série é "the Bus" ("O Ônibus"), uma adaptação de um Boeing C-17, que serve como transporte e sede da equipe principal. O Ônibus inclui em seu interior uma sala de interrogatório à prova de som, um laboratório forense e de pesquisa localizado no convés inferior, onde Fitz e Simmons trabalham, e um convés de carga em frente ao laboratório onde são guardados os carros da equipo, um SUV e Lola, o Chevrolet Corvette de Coulson.[22]

Em junho de 2014, Clark Gregg afirmou que ele acreditava que a temporada seria exibida em um bloco de 10 episódios, em seguida, uma pausa para a estreia de Agente Carter, antes de continuar com os 12 episódios restantes.[40] A produção para a segunda temporada estava prevista para começar no final de julho de 2014.[41] Em julho de 2014, Gregg afirmou que a segunda temporada recomeça "meses depois" a partir do final da primeira temporada, e acrescentou: "A natureza monumental [da reconstrução] é muito clara, quase imediatamente, porque você percebe que todos - governo dos Estados Unidos, Exercito Americano e outras organizações - querem nos prender. A S.H.I.E.L.D. se torna ilegal. Temos muito poucos recursos. Tudo o que você vai fazer envolve lidar com, ainda, descobrir quem é da H.Y.D.R.A. e quem não está entre os nossos amigos. Para reconstruir a S.H.I.E.L.D., nós vamos precisar que alguns velhos amigos provem que ainda são amigos e vamos ter de fazer isso de um modo bem escondido, de uma forma tradicional."[42]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2012, Clark Gregg foi o primeiro ator do elenco principal a ser anunciado para a série, reprisando seu papel como Phil Coulson.[11] Após dois meses, Ming-Na Wen foi anunciada como Melinda May,[14] Elizabeth Henstridge and Iain De Caestecker foram anunciados como Jemma Simmons e Leo Fitz, respectivamente,[21] Brett Dalton foi contratado como Grant Ward[20] e Chloe Bennet como Skye,[18] completando o elenco principal para a primeira temporada. Todos eles retornaram para a segunda temporada.[43]

Conexões com o Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio da série que teve conexão com o Universo Marvel Cinematográfico foi o episódio "The Well", que acontece após os eventos de Thor: O Mundo Sombrio.[44] Uma segunda conexão foi feita em torno dos acontecimentos de Capitão América 2: O Soldado Invernal,[45] no episódios "End of the Beginning" e "Turn, Turn, Turn",[39] que, eventualmente, leva a uma adaptação da série para os últimos episódios da 1ª temporada.[46] Começando com "T.A.H.I.T.I.", todos os episódios que antecederam o crossover com Soldado Invernal eram parte de um bloco de episódios apelidado de "Uprising".[47] Para a segunda temporada, Tancharoen declarou que a equipe de produção não descartou criar episódios de crossover com Agente Carter ou Guardiões da Galáxia, Whedon acrescentou ainda que tais episódios não seria igual ao que ocorreu com o crossover de O Soldado Invernal, e disse: "Em termos de mudanças, [esses episódios] são imbatíveis."[41]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Transmissão[editar | editar código-fonte]

A série foi licenciada em 155 países e territórios.[48] Originalmente estreou em 24 de setembro de 2013. Em junho de 2013 a CTV anunciou que havia obtido os direitos de transmissão para o Canadá,[49] e a série foi lançada ao mesmo tempo que a transmissão americana.[50] Em 22 de agosto de 2013, foi confirmado que o Channel 4 iria transmitir a série no Reino Unido,[51] que começou a transmissão em 27 de setembro de 2013.[52] Na Austrália, a série estreou no Canal 7 em 02 de outubro de 2013, com a transmissão dos dois primeiros episódios.[53] [54] No Brasil os direitos de transmissão da série são do Canal Sony,[55] onde a primeira temporada começou a ser transmitida em 26 de setembro de 2013.[56]

Lançamento em DVD/Blu-Ray[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada completa será lançado em 09 de setembro de 2014, em Blu-ray e DVD. Os extras incluem bastidores das gravações, comentários, cenas excluídas, erros de gravação, bem como o especial de televisão Marvel Studios: Assembling a Universe[57]

Referências

  1. Vídeos e imagens de Agents of S.H.I.E.L.D., a nova série da Marvel!. MinhaSerie.com.br. Página visitada em 13-05-2013.
  2. TV Review: ‘Marvel’s Agents of SHIELD’. Lowry, Brian (August 4, 2013). Página visitada em 20 de Agosto de 2014.
  3. Agents of S.H.I.E.L.D. é aprovada pela ABC!. MinhaSerie.com.br. Página visitada em 13-05-2013.
  4. Agentes da SHIELD terá expansão do Universo Marvel na TV. Contraversão. Página visitada em 13-05-2013.
  5. Agents of SHIELD. Omelete. Página visitada em 13-05-2013.
  6. Agents of SHIELD - Sinopse. Noticias Cloud. Página visitada em 31-10-2013.
  7. ABC renews 'SHIELD' plus orders 'Captain America' spin-off. Hibberd, James (May 8, 2014). Página visitada em 20 de Agosto de 2014.
  8. Marvel's Agents of SHIELD Producers on Rebuilding SHIELD in Season 2. Ign.com (July 18, 2014). Página visitada em 20 de Agosto de 2014.
  9. ABC Announces Fall Premiere Dates. Kondolojy, Amanda (July 15, 2014). Página visitada em 20 de Agosto de 2014.
  10. NYCC: Coulson Lives In Whedon's "S.H.I.E.L.D." (Updated with Photos). Sunu, Steve (October 13, 2012). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  11. a b NYCC 2012: Coulson Lives in Marvel's S.H.I.E.L.D.. Marvel.com (October 13, 2012 (Updated: May 10, 2013)). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  12. Joss Whedon Tells SXSW Crowd How He'll Bring Coulson Back From The Dead. O'Connell, Sean (March 9, 2013). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  13. Clark Gregg Suggests Coulson’s Return Could Mean ‘The Avengers’ Were Deceived. Nemiroff, Perri (April 22, 2013). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  14. a b c Ming-Na To Star In Joss Whedon’s ABC Pilot ‘Marvel’s S.H.I.E.L.D.’. Andreeva, Nellie (October 24, 2012). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  15. a b Logan, Michael. (11). "Smash: Marvel is making an impact on TV with the buzzy new cult fave" (impresso) (em inglês). TV Guide: 16-19 pp.. ISSN 0039-8543.
  16. a b c d e S.H.I.E.L.D. Scoop: Meet the Members of Joss Whedon's New ABC Pilot!. Roots, Kimberly (October 1, 2012). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  17. Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.: Chloe Bennet Discusses Skye and Working with Joss Whedon. Ign.com (June 19, 2013). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  18. a b Joss Whedon's 'S.H.I.E.L.D.' Pilot Enlists 'Nashville' Actress (Exclusive). Goldberg, Lesley (December 19, 2012). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  19. "Agent Grant Ward: Declassified". Facebook (July 9, 2013). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  20. a b Exclusive: Joss Whedon's Red-Hot S.H.I.E.L.D. Pilot Adds 'Deadly' New Agent. Ausiello, Michael (November 27, 2012). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  21. a b c Joss Whedon's 'S.H.I.E.L.D.' Pilot Adds Two Agents (Exclusive). Goldberg, Lesley (November 13, 2012). Página visitada em 19 de agosto de 2014.
  22. a b Logan, Michael. (10). "Jet Set: Agents of SHIELD's lab rats give us a top-secret tour of their supersonic workplace" (impresso) (em inglês). TV Guide: 24–26 pp.. ISSN 0039-8543.
  23. Disney to buy Marvel for $4 billion. Goldman, David (August 31, 2009). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  24. Animation And More: JEPH LOEB Talks Marvel TV Plans. Pepose, David (June 29, 2010). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  25. Jeph Loeb Named Marvel’s Executive VP of Television. SuperHeroHype.com (June 28, 2010). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  26. ‘Twilight’ screenwriter sets Marvel adaptation for TV. Schneider, Michael (December 17, 2010). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  27. ‘Hulk’ Series Possible for ABC in 2013-14. Molloy, Tim (May 15, 2012). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  28. ABC And Marvel Eying 'Avengers' - Themed TV Series. Andreeva, Nellie (July 27, 2012). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  29. Joss Whedon to write, direct ‘Avengers’ sequel. Graser, Marc (August 7, 2012). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  30. ABC orders Marvel ‘S.H.I.E.L.D’ pilot. Littleton, Cynthia (August 28, 2012). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  31. ABC Greenlights 'S.H.I.E.L.D' Marvel Pilot, Joss Whedon To Co-Write & Possibly Direct. Andreeva, Nellie (August 28, 2012). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  32. 'Marvel One-Shot: Agent Carter' -- FIRST LOOK at poster and three photos from the new short!. Breznican, Anthony (July 11, 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  33. Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.. ABC (April 6, 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  34. UPDATE: ABC Picks Up ‘Once Upon A Time’ Spinoff, ‘Mixology’, ‘The Returned’, ‘Killer Women’, ‘Lucky 7′, ‘Betrayal’, ‘Trophy Wife’, Cullen Bros, ‘Influence’, ‘The Goldbergs’, ‘Super Fun Night’, ‘S.H.I.E.L.D.’ To Series. Andreeva, Nellie (May 10, 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  35. 'Marvel's Agents of 'S.H.I.E.L.D.' Gets Full Season Order. Kondolojy, Amanda (October 10, 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  36. 'Agents of SHIELD' scoop: 5 things we've learned. Hibberd, James (July 11, 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  37. #WritersofSHIELD @JossWhedon @JedWhedon Jeff Bell, Paul Zbyszewski @MonicaBreen Brent Fletcher @LaurenLeFranc @RafeJudkins Shalisha Francis.. Tancharoen, Maurissa (July 9, 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  38. 'Agents of SHIELD': Clark Gregg's 'commanding presence' calls the tune for composer Bear McCreary. Boucher, Geoff (July 25, 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  39. a b 10 things we learned at the 'Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.' Paleyfest panel. Ellwood, Gregory (March 23, 2014). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  40. Clark Gregg Talks Trust Me, Where the Idea Came From, VOD, the Challenges of Making Independent Movies, Agents Of S.H.I.E.L.D. Season 1 and 2, More. Weintraub, Steve (June 2, 2014). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  41. a b 'Agents of SHIELD' showrunners tease 'Agent Carter,' 'Guardians of the Galaxy' crossovers. Schwartz, Terri (July 16, 2014). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  42. "Agents of SHIELD" Looks to Rebuild in Season Two. Ching, Albert (August 19, 2014). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  43. Henry Simmons Joins Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.. Strom, Marc (August 7, 2014). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  44. 'Agents of SHIELD' doing 'Thor' crossover directed by Jonathan Frakes. Hibberd, James (November 1, 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  45. 'Agents of SHIELD' will get a 'Captain America: The Winter Soldier' crossover too. Schwartz, Terri (November 21, 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  46. Film reveal retools TV's 'Agents of S.H.I.E.L.D.'. Truitt, Brian (April 6, 2014). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  47. 'Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.' Is About To Become The Show Everyone Wanted It To Be. Barr, Merrill (March 4, 2014). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  48. MIPCOM: Disney Sells 'Marvel's Agents Of S.H.I.E.L.D.' In 155 Territories. Winslow, George (October 7, 2013). Página visitada em 21 de agosto de 2014.
  49. CTV adds Kirstie Alley sitcom, Marvel drama and nabs 'Person of Interest'. Szklarski, Cassandra (June 6, 2013). Página visitada em 21 de agosto de 2014.
  50. Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.. CTV (October 5, 2013). Página visitada em 21 de agosto de 2014.
  51. Channel 4 acquires 'Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.'. Chanel 4 (August 22, 2013). Página visitada em 21 de agosto de 2014.
  52. Channel 4 Sets UK Premiere Date For ‘Marvel’s Agents Of S.H.I.E.L.D.’. Munn, Patrick (September 6, 2013). Página visitada em 21 de agosto de 2014.
  53. Aussie faces feature in US shows. Yeap, Sue (June 5, 2013). Página visitada em 21 de agosto de 2014.
  54. Agents of S.H.I.E.L.D. wins Wednesday. Knox, David (October 3, 2013). Página visitada em 21 de agosto de 2014.
  55. Sony anuncia transmissão de ‘Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.’ e ‘The Blacklist’ no Brasil. Pagano, Gabriela (June 20, 2013). Página visitada em 21 de agosto de 2014.
  56. Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. (1ª Temporada). Filmow.com. Página visitada em 21 de agosto de 2014.
  57. Marvel's Agents of SHIELD Blu-ray And DVD Details. Fowler, Matt (May 30, 2014). Página visitada em 21 de agosto de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]