Agonista muscarínico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Infobox drug class

Um agonista muscarínico é um agente que ativa a atividade do receptor muscarínico de acetilcolina. O receptor muscarínico possui diferentes subtipos, denominados M1-M5, permitindo uma maior diferenciação.

Significado clínico[editar | editar código-fonte]

M1[editar | editar código-fonte]

Os receptores de acetilcolina muscarínica do tipo M1 desempenham um papel no processamento cognitivo. Na doença de Alzheimer (DA), a formação de amiloide pode diminuir a capacidade desses receptores de transmitir sinais, levando a uma diminuição da atividade colinérgica. Como esses receptores em si parecem relativamente inalterados no processo da doença, eles se tornaram um alvo terapêutico potencial ao tentar melhorar a função cognitiva em pacientes com DA. Vários agonistas muscarínicos foram desenvolvidos e estão em investigação para tratar a DA. Esses agentes mostram promessa, pois são neurotróficos, diminuem depósitos de amiloide e melhoram os danos devido ao estresse oxidativo. A fosforilação de tau é diminuída e a função colinérgica é aprimorada. Notavelmente, vários agentes da série AF de agonistas muscarínicos se tornaram o foco de tais pesquisas: AF102B, AF150(S), AF267B. Em modelos animais que imitam os danos da DA, esses agentes parecem promissores. O agente xanomeline foi proposto como um tratamento potencial para esquizofrenia.

M3[editar | editar código-fonte]

Sob a forma de pilocarpina, os agonistas do receptor muscarínico foram usados medicamente por um curto período de tempo.

Atividade muscarínica versus nicotínica[editar | editar código-fonte]

Comparação de agonistas colinérgicos
Substancia Especificidade de Receptor Hidrólise pela acetilcolinesterase Comentários
Muscarínico Nicotínico
Acetilcolina +++ +++ +++ Ligante endógeno.
Carbacol ++ +++ - Usado no tratamento de glaucoma.
Metacolina +++ + ++ Usado para diagnosticar hiperreatividade brônquica, uma característica da asma e DPOC.
Betanecol +++ - - Usado na hipotonia da bexiga e do trato gastrointestinal.
Muscarina +++ - - Alcaloide natural encontrado em certos cogumelos.

Causa de uma forma de envenenamento por cogumelos.

Nicotina - +++ - Alcaloide natural encontrado na planta de tabaco.
Pilocarpina ++ - - Usado no glaucoma.
Oxotremorina ++ +[1] - Usado em pesquisas para induzir sintomas da doença de Parkinson.

Subtipos de receptores de acetilcolina muscarínica[editar | editar código-fonte]

Os alvos dos agonistas muscarínicos são os receptores muscarínicos: M1, M2, M3, M4 e M5. Esses receptores são GPCRs (receptores acoplados à proteína G) acoplados a subunidades Gi ou Gq.

Referências

  1. Akk, Gustav; Auerbach, Anthony (1 de dezembro de 1999). «Activation of muscle nicotinic acetylcholine receptor channels by nicotinic and muscarinic agonists». British Journal of Pharmacology. 128 (7): 1467–1476. ISSN 0007-1188. PMC 1571784Acessível livremente. PMID 10602325. doi:10.1038/sj.bjp.0702941 
Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.