Agostinho de Jesus, arcebispo de Braga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agostinho de Jesus
Função
Arcebispo católico
Arquidiocese de Braga
a partir de
Biografia
Nascimento
Morte
Atividade
Outras informações
Religão
Ordem religiosa
Consagramentos
Miguel de Castro
Cornelius Ryan (d)
Manoel de Séabra (d)

brazão

Vista da sepultura.

Agostinho de Jesus, alias Agostinho de Castro, O.S.A. (Lisboa, 16 de Outubro de 1537 - Braga, 25 de novembro de 1609 (72 anos)) foi Arcebispo Primaz de Braga de 1588, a 1609.[1]

Frei Agostinho era filho de D. Fernando de Castro, e de D. Maria Alaya nasceu em 1537 recebendo o nome de Pedro de Castro.

Após breve passagem pela Universidade de Coimbra, decide seguir a vida religiosa ingressando na Ordem de Santo Agostinho professando em Lisboa em 1555. Em 1571 foi eleito provincial da ordem em Portugal. Após o seu triénio de provincialato, foi enviado por Gregório XIII à Alemanha como visitador apostólico, para reformar os conventos da ordem, durante a onda reformista desencadeada por Lutero, ele próprio um eremita de Santo Agostinho.

Em 1588 foi nomeado Arcebispo de Braga, cargo que exerceu até à sua morte em 1609. Encontra-se sepultado na Igreja do Pópulo, em Braga. Pelas suas obras e expansões da cidade é dito que «[...] D. Diogo de Souza pudera fazer de Braga cidade, mas D. Frei Agostinho fez della Corte.»[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

Precedido por
João (VIII) Afonso de Menezes
Brasão arquiepiscopal.
Arcebispo Primaz de Braga

1588 - 1609
Sucedido por
Aleixo de Meneses
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.