Agra (Índia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Agra)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Localização de Agra na Índia
O Taj Mahal, em Agra

Agra é uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia. Situa-se nas margens do rio Yamuna. Tem cerca de 1 400 000 habitantes. Foi fundada em 1566 pelo sultão Akbar. O famoso Taj Mahal é o principal tesouro artístico da cidade.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima de Agra é tropical de monções, com verões chuvosos e invernos secos.

O verão é a única época chuvosa da cidade, todas as outras estações são secas, isso ocorre porque nessa época do ano a cidade sofre influência das monções, que atuam na cidade desde o começo de julho e dura até o início de setembro. A chuva muitas vezes é forte e pode causar enchentes em regiões mais baixas da cidade. No fim do verão há uma drástica redução no volume de precipitação, diferente das regiões de clima tropical não-monçônico (América do Sul e Central), onde as chuvas diminuem lentamente.

Gráfico climático para Agra (Índia)
J F M A M J J A S O N D
 
 
9
 
22
8
 
 
12
 
25
10
 
 
10
 
32
16
 
 
10
 
38
22
 
 
16
 
41
26
 
 
67
 
40
28
 
 
196
 
35
27
 
 
227
 
33
26
 
 
113
 
34
24
 
 
27
 
34
19
 
 
3
 
29
13
 
 
5
 
24
9
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: Climate charts

O outono é seco do início ao fim, as chuvas são raras e quando chove, chove fraco. Observa-se também um ligeiro aumento da média de temperaturas máximas em outubro, mas logo em seguida a mesma diminui em novembro. Há também uma grande redução das temperaturas mínimas.

O inverno é outra estação seca, sendo o mês de janeiro o mais frio da cidade, com média de 15°C. Em dias muito frios, pode haver a ocorrência de geada fraca. Mas esse frio dura muito pouco, em março, por exemplo, a temperatura média já é de 24°C, com muito calor durante a tarde.

A primavera é a estação mais quente da cidade, devido à maior proximidade com o sol e à falta das monções, que diminuem a temperatura no verão. Observa-se também uma elevação muito grande da temperatura entre fevereiro e maio, a temperatura se eleva em média 16°C entre esses meses. A primeira quinzena de junho é a época mais quente da cidade, depois disso as monções aliviam a temperatura.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Agra
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.