Agwé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No Vodou, e especialmente no Haiti, Agwé, também escrito Agoueh, é um loa que governa o mar, peixes e plantas aquáticas, bem como o loa padroeiro dos pescadores e marinheiros. Ele é considerado ser casado com Erzulie Freda e La Sirene.

Em seu aspecto Rada ele é chamado de Met Agwe Tawoyo e é concebido como um homem bonito de raça mista com olhos verdes, ele é muitas vezes imaginado vestindo um uniforme de oficiais da Marinha. Ele é considerado um cavalheiro que impõe respeito e incorpora vários ideais de masculinidade, incluindo a bravura, a reserva e disposição. Suas cores são branco, azul e, ocasionalmente, marrom.

Ele passa por vários títulos, incluindo "The Angel in the Mirror" e "The Tadpole in the Pond".

Quando ele possui um devoto que muitas vezes leva-se ao redor do templo em uma cadeira com um remo, gritando comandos navais e saudando os membros da congregação.

Oferendas a Agwe são deixadas em jangadas construídas que estão flutuando no mar, e incluem champanhe, tiros, barcos de brinquedos, comidas exóticas salgadas, rum naval e carneiros que tiveram sua lã tingida com índigo. A ele raramente ou nunca são servidos frutos do mar. Ele é sincretizado com a Igreja Católica Saint Ulrich e muito ocasionalmente Saint Raphael, ambos retratados segurando peixe. Sua veve, ou símbolo ritual, é um barco com velas.

Agwe é também um personagem no musical Once on This Island como o deus da água.

Referências[editar | editar código-fonte]

Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.