Ahmad Ibn Idris Al-Fasi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ahmad Ibn Idris Al-Fasi (1760-1837) foi um reformador neo-sufista, atuante em Marrocos, Norte de África e Iémen, que desviou do ulema e tentou levar uma forma mais vibrante do Islão directamente ao povo.

Ahmad Ibn Idris foi o fundador da ordem Idrisi e viajou extensivamente pela Norte de África e Iémen, instruindo as pessoas comuns em seus dialetos e ensinando-lhes coisas básicas como executar o salat. Ele chegou ao Cairo em 1799 e em 1818, foi para Meca pela segunda vez e instalou-se lá. Ele foi um dos mais eminentes professores da cidade santa. Devido à oposição de Ulemma, teve que fugir em 1827 para Zabid, no Iémen.

Posteriormente, a ordem Idrisi de Ahmad dividiu-se em novas linhas e seus discípulos mais influentes seguiram orientações independentes. O mais importante de seus discípulos foi o influente Sayyid Muhammad ibn Ali as-Senussi, fundador da ordem sufista de Sanusiyya.

Ahmad Ibn Idris nasceu perto de Fez no Marrocos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Thomassen, Einar & Radtke, Bernd, eds, The Letters of Ahmad ibn Idris. Londres: Christopher Hurst. Um volume contendo uma coleção de textos e traduções de 35 cartas para e de Ibn Idris. Os colaboradores são Albrecht Hofheinz, Ali Salih Karrar, R.S. O’Fahey, B. Radtke & Einar Thomassen.