Aidi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aidi
Nome original Chien de l'Atlas
País de origem  Marrocos
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 2
Seção 2 - Molossóides tipo montanha
Estalão #247 - 25 de Março de 2003

Aidi ou Cão do atlas[Nota] (em francês: Chien de l'Atlas) é uma raça marroquina de cães usada como cão de pastoreio, protegendo rebanhos de ovelhas e cabras. É considerado possuidor de habilidades de caça e de um bom faro. Em sua terra natal, o Marrocos, costuma ser usado para caçar em parceria com o sloughi, que persegue as presas que o aidi localizou pelo faro. É cão rústico e musculoso, com pelagem farta, que serve como proteção às grandes variações térmicas da sua região de origem. A cor de sua pelagem pode variar entre bege, marrom escuro e preto; pesa de 20 a 25 kg, e tem a altura (medida na cernelha) de 52 a 62 cm.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fogle, Bruce. The New Encyclopedia of the Dog. London: Doring Kindersley, 2003. ISBN 978-0-7894-6130-8

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.