Aigues-Mortes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma das diversas portas dando acesso à cidade através de suas muralhas.

Aigues-Mortes é uma comuna francesa situada no departamento do Gard, na região administrativa Languedoc-Roussillon.

Brasão de armas de Aigues-Mortes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Pela rede rodoviária, Aigues-Mortes situa-se a 35 km de Nîmes (prefeitura do Gard) e 30 km de Montpellier (prefeitura de Hérault). Em linha reta, 32,5 km de Nîmes e 26 km de Montpellier.

O território comunal é constituído de uma parte da planície úmida e dos açudes da Petite Camargue. Ele é separado do golfo do Leão (mar Mediterrâneo) pela comuna de Grau-du-Roi. Aigues-Mortes é, entretanto, ligada ao mar pelo canal du Grau-du-roi.

Se a terra recua, muitas vezes, diante do assalto do mar, também pode avançar, pouco a pouco, fazendo recuar as águas. Aigues-Mortes, antigo porto mediterrâneo, é o melhor exemplo disso. Suas magníficas muralhas, ainda hoje existentes, foram construídas no século XII, à beira-mar. São Luís embarcou em seu porto diversas vezes, inclusive quando partiu para as sétima e oitava Cruzadas.

Hoje, Aigues-Mortes, isto é, Águas-Mortas, está a mais de 5 km da costa. Esse processo também pode realizar-se artificialmente, e foi o que se fez nos Países Baixos, com a construção de diques, para aumento de seu território, mar adentro.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Aigues-Mortes
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.