Aimoin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aimoin
Nascimento ca. 960
Villefranche-du-Périgord
Morte ca. 1010 (50 anos)
Abadia de Fleury
Nacionalidade França francês
Ocupação cronista

Aimoin (Villefranche-du-Périgord, ca. 960 - abadia de Fleury, ca. 1010) foi um cronista francês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aimoin ainda muito jovem ingressou na abadia de Fleury, onde se tornou monge e passou a maior parte de sua vida. Seu trabalho principal é uma Historia Francorum, ou Libri v de Gestis Francorum, cujo tema é a história do francos desde os primeiros tempos até 653, e foi continuada por outros autores até meados do século XII. Esteve muito em voga durante a Idade Média, mas seu valor histórico é agora considerado fraco. Foi editada por Georg Waitz e publicada no Monumenta Germaniae Historica: Scriptores, volume xxvi (Hanôver e Berlim, 1826–1892).

Aimoin escreveu também uma Vita Abbonis, abbatis Floriacensis, a última de uma série de vidas de abades de Fleury, que, salvo a vida de Abão, foram perdidas. Esta foi publicada por Jean Mabillon na Acta sanctorum ordinis sancti Benedicti (Paris, 1668-1701).

O terceiro trabalho de Aimoin foi a composição dos livros ii e iii do Miracula sancti Benedicti, cujo primeiro livro, foi escrito por outro monge de Fleury chamado Adrevald. Isso também aparece na Acta sanctorum.

Aimoin, que morreu cerca de 1010, não deve ser confundido com Aimoin, um monge de Saint-Germain-des-Prés, que escreveu De miraculis sancti Germani, e um fragmento De Normanorum gestis circa Parisiacam urbem et de divine in eos ultione tempore Caroli calvi. Ambos foram publicados na Historiae Francorum Scriptores, tomo ii (Paris, 1639-1649).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]