Ain-Diab

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marrocos Ain-Diab

عين الدئاب

Aïn Diab

 
  Bairro  
O marabuto (santuário de Sidi Abderrahman, na ilhota homónima, situada junto à extremidades sudoeste do bairro de Aïn Diab
O marabuto (santuário de Sidi Abderrahman, na ilhota homónima, situada junto à extremidades sudoeste do bairro de Aïn Diab
O marabuto (santuário de Sidi Abderrahman, na ilhota homónima, situada junto à extremidades sudoeste do bairro de Aïn Diab
Localização
Ain-Diab está localizado em: Marrocos
Ain-Diab
Localização de Ain-Diab em Marrocos
Coordenadas 33° 35' 18" N 7° 39' 55" O
País Marrocos
Cidade Casablanca
Vista noturna da Corniche

Ain-Diab ou Aïn Diab (em árabe: عين الدئاب; "fonte dos lobos") é um bairro de Casablanca, a maior cidade de Marrocos, situado junto à praia do mesmo nome e que se estende desde o marabuto de Sidi Abderrahman até Anfa, a parte ocidental do centro.

A praia de Aïn Diab, que constitui o limite norte do bairro, estende-se por cerca dois quilómetros, entre dois cabos rochosos: o da Corniche a nordeste e o da ilhota de Sidi Abderrahman. A sul os limites do bairro são as avenidas de Anfa e a estrada de Azamor.

O bairro tem duas parte distintas topograficamente: a colina de Anfa, onde se encontram quarteirões de villas de luxo rodeados de parques arborizados, e a depressão de Sindibad (Simbad), que em termos geológicos é o resultado da erosão marinha formada em redor das falésias, dunas e praias. Nessa depressão, entre o mar e a estrada de Azamor ainda subsistem algumas atividades agrícolas e uma parte está classificada como zona verde, enquanto que outra parte tem vindo a ser objeto de especulação imobiliária, estando o espaço mais ou menos repartido entre loteamentos recentes de vivendas e habitações modestas, muitas delas de carácter mais ou menos precário.

O bairro é conhecido pela sua atividade turística, centrada na praia e na animação da Corniche, e também pelo circuito automóvel de Ain-Diab, onde decorreram provas de Fórmula 1 e 1957 e 1958.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Aïn Diab», especificamente desta versão.
  • Pierre, Jean-Luc (2007). Aïn Diab, la corniche de Casablanca (em francês). Mohammedia: Senso Unico 
  • «Ain Diab». jbbassibey.free.fr (em francês). Consultado em 20 de junho de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.