AirAsia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
AirAsia Edited.svg
Air Asia
IATA
AK
ICAO
AXM
Indicativo de chamada
Asian Express
Fundada em 1993
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional de Kota Kinabalu
Aeroporto Internacional de Penang
Aeroporto Internacional Kuching


Aliança comercial
Frota 97 aeronaves
Destinos 65 localidades
Companhia
administradora
Tune Group
Sede Kuala Lumpur,  Malásia
Pessoas importantes Tony Fernandes (CEO)
Azran Osman Rani
Sítio oficial www.airasia.com
Air Asia.jpg

AirAsia é uma companhia aérea de baixo custo da Malásia, uma pioneira em viagens desse tipo na Ásia.[1] O grupo AirAsia opera voos domésticos e internacionais programados para mais de 65 destinos, abrangendo 25 países. Seu principal hub é o Low Cost Carrier Terminal do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (WMKK). Suas companhias afiliadas Thai AirAsia e Indonesia AirAsia têm hubs no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi e no Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta, respectivamente.

Estabelecida em 1993, iniciou suas atividades em 18 de novembro de 1996. Fazia parte da DRB-Hicom, um conglomerado governamental malaio. Em dezembro de 2001, bastante endividada, foi adquirida pelo empresário Tony Fernandes pelo valor simbólico de RM1 (um ringgit). Fernandes reestruturou a companhia lançando novas rotas do centro de operações no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur com bilhetes a RM1, enfraquecendo o monopólio da Malaysia Airlines.

Referências

  1. Kurlantzick, Joshua. "Does Low Cost Mean High Risk?", The New York Times, 23 de dezembro de 2007. Página visitada em 8 de dezembro de 2010. (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre AirAsia
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.