Air Europa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Air Europa B738 EC-III.jpg
Air Europa
IATA
UX
ICAO
AEA
Indicativo de chamada
Europa
Fundada em 1986
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Barajas
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional Reina Sofia
Aeroporto Internacional El Prat
Aeroporto de Palma de Mallorca
Programa de milhagem Flying Blue
Aliança comercial
Frota 37 aeronaves
Destinos Europa, América do Sul, Caribe, Rússia e EUA. localidades
Companhia
administradora
Globalia Corporation
Sede Palma de Mallorca, Espanha
Pessoas importantes CEO e Presidente: Maria Jose Hidalgo, filha do idealizador e fundador do Grupo Globalia e grande visionário do turismo Juan Jose Hidalgo.
Sítio oficial www.aireuropa.com

Air Europa Líneas Aéreas, S.A.U., é uma companhia aérea espanhola fundada em 1986, com sede na cidade de Palma de Mallorca. É a divisão aérea do grupo Globália. Desde 1991, a Air Europa tem como meta estabelecer-se como uma das companhias aéreas mais modernas da Europa.

A rede de voos da Air Europa abrange uma grande parte do território nacional espanhol, assim como destinos europeus e do Norte de África (Paris, Milão, Roma, Veneza, Lisboa, Tunísia, Marraquexe, etc.), transoceânicos (Argentina, Peru, Cuba, México, República Dominicana, Venezuela, Miami, Nova Iorque etc.). Além disso, a Air Europa assinou acordos de colaboração com a Aeropostal, Air France, Alitalia, Continental Airlines, KLM, Malev, China Eastern e Tunisair.

Sua frota é composta por 34 aviões Boeing de última geração (737-800 e 767-300) e 3 modernos AirBus A330. Em fevereiro de 2008, foi anunciada a compra de 08 aviões Boeing 787 Dreamliner, o mais avançado em relação à tecnologia aeronáutica tanto pelo material com que é construído, como por sua filosifia de primar pela comodidade do passageiro e eficácia ambiental. Se trata de um avião capaz de realizar vôos de larga distância com mais de 300 passageiros a uma velocidade ligeiramente superior aos dos modelos atuais. Com isso, a companhia busca atingir a meta de operar vôos diários a todos os seus grandes destinos internacionais.

Com o aval de ter embarcado em 2007, 10 milhões de passageiros, a Air Europa tende a se destacar como uma das maiores companhias aéreas do mundo.

História

1986:É constituída como Air Europa, e inicia as suas operações comerciais.

1991: Um grupo de investidores encabeçado pelo Sr. Juan José Hidalgo, adquire a empresa.

1993: A Air Europa é a primeira empresa privada a operar voos domésticos regulares, rompendo com o monopólio da Iberia na Espanha.

1994: Estabelece-se o trajecto Madrid -Barcelona, desafiando a Iberia num dos seus trajectos mais rentáveis.

1994: A Air Europa, juntamente com a empresa de construção e serviços FCC, cria a Eurohandling e oferece serviços de Handling a terceiros operadores nos aeroportos Espanhóis.

1995: A Air Europa voa para Londres e para Nova Iorque, abrindo-se ao mercado de voos internacionais regulares.

1996: A Air Europa mantém mais de 750 voos semanais regulares e inicia novos trajectos: Paris, Varadero, Salvador, Astúrias, Bilbau e Vigo.

A Air Europa cria a empresa de voos regionais Air Europa Express, com aviões turboprop ATP-64.

1998: Air Europa integra-se num holding de nova criação: Globalia Corporación Empresarial.

1999: A Air Europa incorpora os primeiros seis B737 de nova geração, completando os 15 que actualmente tem.

2000: A Air Europa incorpora o primeiro B767-300 directamente da Boeing, para os seus trajectos transoceânicos.

A Air Europa põe em andamento o seu programa de fidelização para clientes chamado “Fidelitas”, que conta actualmente com 130.000 membros.

A Air Europa inicia os seus acordos de código partilhado com a empresa Alitalia, a partir de MAD e BCN para 11 destinos nacionais.

2002: A Air Europa incorpora a tecnologia wing-lets nos seus B737-800 recém-incorporados, que permite uma poupança de combustível considerável e uma menor contaminação do meio ambiente.

2003: A Air Europa consolida os seus acordos e alianças com empresas tais como a Aeropostal, Air France, Air Luxor, Alitalia, Continental Airlines, KLM, Malev, Southern Winds e Tunisair.

2004: Juntamente com outros investidores, a Air Europa consegue a licença para ser o segundo operador de handling em 5 Aeroportos de Marrocos. A Air Europa inicia voos directos para Quito, Guayaquil, Praga e Varsóvia.

2005: A Air Europa converte-se na primeira companhia aérea espanhola a efectuar voos directos para a China. Em Outubro, a divisão de assistência aeroportuária de terra, Globalia Handling, unifica as empresas que a compõem numa só marca comercial, a Groundforce.

2006: No fim deste ano, a empresa tem 37 aviões, com os quais transportou mais de 9 milhões de viajantes. As receitas de operação rondam os 1.000 milhões de euros.

2007: Air Europa inaugura dois novos trajectos transoceânicos: Buenos Aires e Rio de Janeiro. A sua frota, de 40 aeronaves, encontra-se entre as mais modernas da Europa, com uma média de idades de 3,5 anos por avião. Em 1 de Setembro a empresa entrou oficialmente para a aliança SkyTeam, adoptando o prestigioso cartão Flying Blue como instrumento de fidelização.

2009: Air Europa inaugura a rota de Nova Iorque e Lisboa, entre outras.

2010: Air Europa inaugura a rotas de Miami e Peru.

No Brasil, os contatos da Air Europa estão disponíveis através da homepage www.aireuropa.com.br[1]


Membros da SkyTeam Alliance
Aeroflot | Aeroméxico | Air France | Alitalia | China Southern Airlines | CSA Czech Airlines | Delta Air Lines | KLM | Korean Air

Associados: Air Europa | Kenya Airways

Futuros Associados: MEA | TAROM