Airport '77

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Airport '77
Aeroporto 77 (BR)
Pôster oficial do filme.
 Estados Unidos
1977 • cor • 113 min 
Direção Jerry Jameson
Produção Jennings Lang
William Frye
Roteiro História:
H.A.L. Craig
Charles Kuenstle
Roteiro:
Michael Scheff
David Spector
Inspirado no filme Aeroporto, baseado no livro de Arthur Hailey
Elenco Jack Lemmon
Lee Grant
James Stewart
George Kennedy
Brenda Vaccaro
Christopher Lee
Joseph Cotten
Olivia de Havilland
Gênero Drama de catástrofe
Idioma Inglês
Música John Cacavas (trilha sonora)
Tom Sullivan
Cinematografia Philip H. Lathrop
Rexford Metz
Edição Robert Watts
J. Terry Williams
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 11 de março de 1977
Brasil 8 de julho de 1977
Portugal 28 de outubro de 1977
Orçamento US$6 milhões
Receita US$30,000,000[1]
Cronologia
Último
Último
Airport 1975
The Concorde ... Airport '79
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Airport '77 (br: Aeroporto 77) é um filme estadunidense do gênero "drama de catástrofe", dirigido por Jerry Jameson. É o terceiro filme da série Airport (1970). O filme é estrelado por uma série de atores veteranos, incluindo Jack Lemmon, James Stewart, Joseph Cotten, Christopher Lee e Olivia de Havilland. Como seus predecessores, Airport '77 foi um sucesso de bilheteria, ganhando $30 milhões,[2] fazendo com que o filme tivesse a 19th maior bilheteria de um filme em 1977. Ele foi indicado a dois prêmios Oscar.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um luxuoso Boeing 747 da Companhia Aérea Stevens, equipado com piano-bar, escritórios e dormitórios, é usado pelo seu proprietário, o rico filantropo Philip Stevens, para transportar diversos parentes e amigos ao novo museu que vai inaugurar. No avião há também uma valiosa carga de pinturas, o que desperta a ganância de uma quadrilha de ladrões internacionais. O líder da quadrilha é o co-piloto Bob Chambers que coloca os passageiros para dormir com um gás e desvia o avião para a Ilha de St. George. Porém, voando baixo para fugir do radar pela região de tormentas e baixa visibilidade conhecida por Triângulo das Bermudas, Bob acaba errando e o avião é danificado em um choque com uma torre de vigilância aérea. A aeronave cai no oceano e submerge. A estrutura especial do avião resiste, mas os passageiros e a tripulação sabem que contam com poucas horas para o resgate, antes que a aeronave seja destroçada pela pressão das águas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Nominações[editar | editar código-fonte]

Versão alternativa[editar | editar código-fonte]

Como era comum com filmes da época da Universal Pictures como Earthquake e Two-Minute Warning, uma versão televisiva do filme foi preparado com uma grande quantidade de novas imagens, a fim de Airport '77 como duas parcelas de duas horas separadas (com comerciais). Ao contrário desses filmes, que tiveram novo material filmado com novos atores acrescentando subtramas independentes, Airport '77 teve adicionado de uma hora de material filmado durante a produção com as estrelas do filme. Inúmeras cenas foram adicionados e estendidas, e flashbacks foram gravados durante a maior parte dos personagens para mostrar suas vidas de volta para casa, o que eles contemplados como o avião repousou no fundo do oceano. A versão estendida foi ao ar na televisão muitas vezes, mas nunca foi lançado em vídeo comercial/DVD.

As cenas adicionadas foram:

  • Uma cena introdutória mostra sequestradores Banker e Wilson roubando o gás usado a partir de uma instalação do governo norte-americano. Os créditos de abertura são mostradas ao longo desta cena.
  • A cena mostra a aeromoça em uma cabine treina a tripulação a praticar uma evacuação utilizando uma lâmina de fuga. Pouco depois, Anne introduz a tripulação a Joe Patroni.
  • Uma cena mostra uma conversa entre Anne e Joe Patroni.
  • A cena mostra Gallagher e Chambers treinando em simulador de voo.
  • Joe Patroni e seu filho (que já apareceu em Airport 1975) são mostrados no hangar no aeroporto de Dulles Stevens no início do filme.
  • Alguns momentos adicionais de conversa entre Wilson e Chambers são mostrados após o 747 atinge a plataforma de petróleo.
  • Eva e Gallagher descobrir que navegador do avião está morto. (Isto explica melhor por que Lisa Stevens enlouquece no filme.)
  • Eva revela que está grávida de Gallagher.
  • Quando Joe Patroni fica sabendo do acidente, ele cancela planos para ver pós-graduado Joe Jr., e isso deixa seu filho chateado.
  • Lisa Stevens (no primeiro dos quatro flashbacks) se lembra de seu afastamento de seu pai. Ela e Ralph Crawford discutir seu relacionamento com seu pai.
  • Steve, o pianista cego, fica ferido e Julie cuida dele. Apesar de obter-lhe um copo de água, Julie lembra um jantar (na segunda das quatro flashbacks), ela e Steve tiveram antes do voo. Ela revelou a ele naquela noite que ela o ajudou a conseguir o emprego como pianista. Eles celebram o seu trabalho, e o público vê que os dois estão apaixonados. (No corte do cinema, nada disso é visto.)
  • A mãe de Bonnie, Jane (no terceiro de flashback) lembra sua vida em casa. Toda a família Stern é visto, incluindo o marido de Jane e pai de Bonnie. (Ele nunca é visto no corte do cinema.) Ele pergunta a Jane sobre o vôo Stevens uma noite, quando eles estão todos no quintal, grelhar o jantar. Jane está apreensivo sobre isso, mas o marido acalma seus medos; após isso, ela concorda em ir.
  • No flashback final, Karen Wallace acha que volta para os tempos mais felizes de seu casamento com Martin, que está prestes a ir com Gallagher para a superfície. Ela traz uma cesta de piquenique para Martin, que está acontecendo em uma de suas expedições subaquáticas. Esta cena mostra que os dois se amavam, antes de Martin dedicar mais de seu tempo ao seu trabalho e Karen começar um caso com um colega de Martin.
  • Depois de Martin morre, seu corpo é mostrado flutuando fora do porão de carga, e é visível para os passageiros (incluindo Karen) através das janelas.
  • Como Gallagher e a equipe de mergulho fazem um plano para levantar o avião, eles descobrem o corpo mutilado de Banker enquanto eles fazem os preparativos.
  • Toda a cena do avião que está sendo levantado é prorrogado.
  • Depois que o avião é levantado, Gerald Lucas tenta sair primeiro, mas está parado.
  • Há um pouco mais de diálogo entre Philip Stevens e Eddie, a bordo do USS Cayuga. Stevens entrega a Eddie um pedaço de papel, o que revela que a esposa de Eddie deu à luz a meninas gêmeas. Stevens entrega Eddie um charuto para comemorar a ocasião.

Atração de parque temático[editar | editar código-fonte]

Do final de 1977 até o início dos anos 80, a Universal Studios Tour em Califórnia caracterizou o "Airport '77" Screen Test Theater como parte da turnê. Vários conjuntos foram recriados e membros do público foram escolhidos para desempenhar várias partes. O público iria assistir como estas cenas foram filmadas. Cenas-chave, como o seqüestro, acidente e resgate foram recriados e as filmagens foram então incorporadas a um breve resumo da versão do filme e exibido para o público em monitores. Mini-filme de cada show foi disponibilizado aos membros do público a comprar em 8mm e fita de vídeo.

Filmes relacionados a este[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Airport '77, Box Office Information The Numbers. Visitado em January 29, 2012.
  2. Airport - Box Office History
  3. NY Times: Airport '77 NY Times. Visitado em 2008-12-30.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]