Aitken (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aitken (cratera)

Aitken vista da Apollo 17. Foto NASA.

Geografia
Astro
Coordenadas
Diâmetro
135 km
Profundidade
Desconhecida
Colongitude
187° no nascer do Sol
Quadrângulo
LQ23 (d)
Geologia
Tipo
Exploração
Epónimo
Localização no mapa de Lua
ver no mapa de Lua

Aitken é uma cratera localizada no lado negro da Lua, assim nomeada em homenagem a Robert Grant Aitken, um astrônomo americano especialista em sistemas estelares binários. Ela se localiza a sudeste da cratera Heaviside, e a norte da formação não-usual Van de Graaff. Ligada à borda sudoeste está Vertregt. A sudeste está a cratera menor Bergstrand.

A parede interna de Aitken possui terraços,e varia notavelmente com a porção mais estreita a sudoeste. A cratera Aitken Z se localiza através da parede norte interna. Logo ao norte da borda está a pequena cratera Aitken A, a qual é cercada por um cobertor de dejetos de material de albedo mais claro. O solo interno foi revestido no passado por um derrame de lava escura, especialmente na metade sul. Há ainda diversos pequenos impactos na parte leste do solo, uma linha de cordilheira central a leste do ponto-médio e uma linha de menores cordilheiras na metade oeste.

Essa cratera se localiza ao longo da borda norte da imensa Bacia do Polo Sul-Aitken, a qual foi nomeada assim por causa da cratera e do polo sul lunar, os dois pontos extremos dessa estrutura.

Crateras-Satélite[editar | editar código-fonte]

Por convenção essas formações são identificadas em mapas lunares por posicionamento da letra no local do ponto médio da cratera que é mais próximo de Aitken.

Aitken Latitude Longitude Diâmetro
A 14.0° S 173.7° E 13 km
C 14.0° S 175.8° E 74 km
G 16.8° S 174.2° E 7 km
N 17.7° S 172.7° E 7 km
Y 12.0° S 173.2° E 35 km
Z 15.1° S 173.3° E 33 km

Referências[editar | editar código-fonte]

Obras em língua portuguesa[editar código-fonte]

Obras em língua inglesa[editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

L&PI mapas topográficos de Aitken: