Ajdir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos Ajdir
أجدير ; Aŷdīr ; ⴰⵊⴷⵉⵔ
Axdir
 
—  Comuna  —
Ajdir está localizado em: Marrocos
Ajdir
Localização de Ajdir em Marrocos
35° 12' N 3° 55' O
Região Taza-Al Hoceima-Taounate
Província Al Hoceima
Altitude 150 m (492 pés)
População (2004)[1]
 - Total 3 987

Ajdir ou Axdir (em árabe: أجدير; transl.: Adschdir; em tifinagh: ⴰⵊⴷⵉⵔ, Aŷdīr) é uma vila do norte de Marrocos, situada na província homónima e na região de Taza-Al Hoceima-Taounate. Em 2004 tinha 3 987 habitantes.

Situada 7 km a sul de Al Hoceima, Ajdir foi a capital da efémera República do Rife de 1921 a 1926 e, consequentemente, o quartel-general do seu líder Abdelkrim El Khattabi na guerra contra o protetorado espanhol.

Aŷdīr é uma palavra da língua berbere rifenha (tarifit), provavelmente de origem fenícia, que significa "muro" ou, por extensão fortaleza (em fenício, gádir significava "fortaleza" ou "recinto muralhado"). No sul de Marrocos, o mesmo termo (ou equivalente: agadir) é usado para designar os celeiros ou armazéns fortificados comunitários e deu origem ao nome da cidade marroquina de Agadir e da cidade espanhola de Cádis, cujo nome fenício era Gádir.

A vila é densamente povoada e tem vindo a crescer muito nos últimos anos, principalmente por se encontrar nos arredores da densamente povoada Al Hoceima, o que leva muitas famílias dessa cidade a mudarem-se para Ajdir.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Axdir», especificamente desta versão.
  1. Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês). www.hcp.ma. Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. Página visitada em 14 de janeiro de 2012.