Ajoblanco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ajoblanco com tiras de presunto e batata assada

Ajoblanco ou ajo blanco é uma sopa fria típica da culinária da Espanha, mais concretamente das regiões da Andaluzia (principalmente nas cidades de Granada, Málaga e Almeria) e Estremadura.

É preparada com pão, amêndoa moída, alho, água, azeite, sal e, por vezes, vinagre. É por vezes acompanhada com uvas ou pedaços de melão.

Trata-se, na realidade, de uma variedade de gaspacho espanhol, dado que contém os seus quatro componentes básicos: água, azeite, alho e pão, acrescentados de mais um ingrediente para lhe dar um sabor distinto, a amêndoa.

Preparação[editar | editar código-fonte]

O pão, geralmente duro, é colocado de molho e picam-se as amêndoas juntamente com os alhos (e, por vezes, também com vinagre), com a ajuda de um almofariz, até se obter uma pasta branca. Por fim, adiciona-se água e mistura-se com azeite, até ficar tão líquida quanto se deseje.

Em certos locais, é costume consumir esta sopa com uma batata assada ("papa asá", na designação local). Quando consumida desta forma, convém que seja mais líquida, para poder ser tomada a partir de um copo.

Festas[editar | editar código-fonte]

Na povoação de Almáchar, em Málaga, celebra-se todos os anos no dia 2 de setembro uma festa em homenagem ao ajoblanco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]