Ajuda:Controle de autoridade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para informação editor, veja Wikipédia:Controle de autoridade.

Controle de autoridade ou controle de autoria é uma forma de associar um identificador exclusivo para artigos na Wikipédia. Isso é útil para distinguir diferentes itens semelhantes ou títulos idênticos, bem como estabelecer um título de padrão único para um item que é comumente conhecido por dois ou mais títulos. Quando usadas, as ligações de controle de autoridade podem ser encontradas na parte inferior das páginas Wikipédia, com ligações para registos bibliográficos em todo o mundo em catálogos de Biblioteca. O controle de autoridade é usado com frequência em artigos biográficos, porque é comum que mais de uma pessoa compartilhe o mesmo nome. Também é comumente usado em outros materiais enciclopédicos.

O controle de autoridade permite que os investigadores obtenham com maior facilidade informações pertinentes ao assunto de um artigo, sem a necessidade de distingui-lo manualmente. Por exemplo, o controle de autoridade é usado em artigos sobre música para que as informações do artigo possam ser facilmente cruzadas com o banco de dados popular MusicBrainz. Isto permite que diversos aplicativos de mídia apresentem a informação do respectivo artigo da Wikipédia quando uma música é reproduzida.

De modo geral, o controle de autoridade é um método de criação e manutenção de termos de índice para material bibliográfico  em um catálogo de biblioteca. As ligações produzidas pela autoridade, com a predefinição de controle de autoridade na Wikipédia, permite ir aos dados dos catálogos de controle de autoridade de bibliotecas em todo o mundo. Como um exemplo, a informação de controle de autoridade da Wikipédia para Alexander Graham Bell tem o seguinte aspecto:

A WorldCat é uma cooperativa global, uma união de catálogos, que relaciona as coleções de 72 mil bibliotecas em 170 países e territórios. O que se segue são quatro registos de controle de autoridade: Base Virtual Internacional de Autoridade (VIAF), a segunda é a Número de controle da Biblioteca do Congresso (LCCN), o Padrão Internacional do Identificador de Nome (ISNI), e por último, o GND é o Arquivo Integrado de Autoridade (em alemão).

Arquivos suportados

O suporte de controle de autoridade de arquivos na Wikipédia em português incluem, entre outros:

  1. Arquivo Integrado de Autoridade (Gemeinsame Normdatei ou GND)
  2. Número de controle da Biblioteca do Congresso (LCCN)
  3. Base Virtual Internacional de Autoridade (VIAF)
  4. LIBRIS pela Biblioteca Nacional da Suécia (SELIBR)
  5. Open researcher and Contribuitor ID (ORCID)
  6. Desatualizado: Name Autorithy File (Personennamendatei ou PND), que agora faz parte da GND
  7. Desatualizado: Órgãos Arquivo de Autoridade (Gemeinsame Körperschaftsdatei ou GKD), que agora faz parte da GND
  8. Desatualizado: Cabeçalhos de Assunto Arquivo de Autoridade (Schlagwortnormdatei ou SWD), que agora faz parte da GND