Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Alterações relacionadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A página alterações relacionadas (ou novidades relacionadas) é uma versão customizada das mudanças recentes. Apresenta as mudanças recentes efectuadas em artigos relacionados ao artigo que se está a visualizar. Os artigos relacionados são todos aqueles que possuem uma ligação interna no artigo em questão.

As Novidades relacionadas situam-se no meu ferramentas do lado esquerdo de cada página sob a caixa de busca.

Por exemplo, na página Tabela Periódica, estão listados todos os elementos químicos (listados com ligações internas). Então, para ver as mudanças recentes nos elementos químicos, basta clicar em "novidades relacionadas". O mesmo pode ser feito com uma categoria: todas as páginas na categoria serão consideradas quando a versão customizada das mudanças recentes for composta.

A desvantagem de usar uma lista de artigos para acompanhar as mudanças recentes correspondentes é a de que se o artigo é movido, as mudanças recentes no redirecionamento ou outra coisa que ficou no lugar é que irão aparecer (então, o artigo até pode ser localizado em sua nova posição e a lista alterada). A desvantagem de usar a categoria é que se o artigo perde a categoria (vandalismo, por exemplo), as novidades relacionadas não vão mostrar nada, nem ao menos a edição que tirou a categoria do artigo.

Outra desvantagem comum a tudo do MediaWiki é que eliminações retiram completamente todas as informações sobre os artigos, ou seja, não aparecerá uma linha em lugar algum se o artigo for eliminado. Neste caso, a lista possui uma vantagem, pois apresentará um atalho vermelho.

Por final, as novidades relacionadas podem não possuem limite de dia ou número de mudanças, por exemplo, aqui há as 5.000 alterações realizadas nos últimos 3.000 dias [1]. Também que os usuários podem criar listas de artigos pelos quais têm interesse no seu subdomínio, assim vigiando seções da Wikipédia.

Características da página:

A lista está ordenada cronologicamente, iniciando na alteração mais recente.

  • Legenda:
  • (dif) (hist) m / nome_do_artigo_relacionado / data_da_edição / nome_do_usuário (discussão | contribs) / (sumário de edição)
  • (dif): esta opção ao lado de cada edição, mostra quais foram as alterações efectuadas na página nessa edição.
  • (hist): esta opção abre a página da história do artigo, onde estão listadas todas as edições efectuadas no artigo, ordenadas cronologicamente.
  • m: este m aparece caso tenha sido activada a caixa de edição menor ao editar o artigo. Ver Marcar como edição menor.
  • Nome_do_usuário (discussão | contribs): link para o usuário que fez a edição, com link para a sua página de discussão e lista de contribuições.
  • Sumário de edição: ver sumário de edição