Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Páginas vigiadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Barra de menu de usuário, com localização do link para os artigos vigiados. O menu situa-se sempre no canto superior direito de qualquer página.

Artigos vigiados ou páginas vigiadas é uma lista pessoal de páginas da Wikipédia que cada usuário com conta pode ter, de forma a permitir que este saiba as alterações feitas a essas páginas. De certa forma é similar às mudanças recentes, mas aplica-se apenas a uma lista de páginas personalizada e não a todas as páginas da Wikipédia. O usuário pode adicionar ou remover páginas a essa lista pessoal de páginas vigiadas, e aceder a ela a qualquer altura para averiguar que alterações foram feitas.

Usuários comuns e administradores não têm como saber o que há em sua lista de páginas vigiadas, ou quem está vigiando uma página em particular. As cópias publicamente acessíveis do banco de dados também não incluem esta informação. Somente os desenvolvedores com acesso aos servidores em que os bancos de dados da Wikipedia são mantidos poderiam obter este tipo de informação.

A lista de páginas vigiadas aplica-se apenas a cada um dos projetos da Wikimedia Foundation, não sendo possível ter uma lista única para todos os projetos (por exemplo, uma lista única de páginas vigiadas da Wikipédia lusófona e anglófona).

Sempre que aceder à página de mudanças recentes, os títulos das páginas que apareçam a negrito são páginas que constam na sua lista de páginas vigiadas.

Localização

Pode aceder à página da sua lista de páginas vigiadas clicando no botão "Páginas vigiadas" que aparece no canto superior direito de todas as páginas, desde que tenha entrado na sua conta de usuário. Os usuários anónimos não têm acesso à lista de páginas vigiadas.

Características da página

Sempre que aceder à lista serão mostradas automaticamente as últimas edições feitas a páginas que estejam na sua lista de páginas vigiadas, começando no topo pela mais recente.

  • Ver alterações relevantes: permite ver as mudanças recentes nas páginas. Útil apenas quando se está a editar a lista de páginas vigiadas. Tem a mesma funcionalidade de Especial:Páginas vigiadas.
  • Ver e editar a lista de páginas vigiadas: permite editar a lista no modo simplificado, podendo retirar páginas da sua lista. Para isso faça um "visto" (clique na caixa) do lado esquerdo do título de página que quer retirar e no fim da página clique no botão "Remover páginas". Nesta página não é possível adicionar páginas. Para isso deve escolher a funcionalidade seguinte "Editar a lista de páginas vigiadas em forma de texto" ou aceder à página que quer vigiar e clicar na aba "Vigiar".
  • Editar a lista de páginas vigiadas em forma de texto: permite editar a lista no modo avançado, como se estivesse a alterar uma página qualquer da Wikipédia. Pode ser útil para copiar para outros locais a sua lista ou editá-la diretamente, permitindo adicionar páginas ou retirar. Para retirar páginas, recomenda-se usar a funcionalidade anterior "Ver e editar a lista de páginas vigiadas", por ser mais fácil.
  • Domínio: funciona como um filtro. Aqui pode especificar qual o tipo de páginas que quer visualizar na sua lista das mudanças recentes páginas vigiadas. Esta especificação é feita através do domínio em que cada página se encontra. Exemplo: se quiser que só apareçam páginas do domínio principal de artigos enciclopédicos (sem contar páginas de categorias, de discussão, etc), escolha (Principal). Para mais informações consulte Domínios.
  • Legenda das edições: (dif) (hist) m / nome_do_artigo / data_da_edição / nome_do_usuário (discussão | contribs) / (sumário de edição)
  • (dif): esta opção ao lado de cada edição, mostra quais foram as alterações efetuadas na página nessa edição.
  • (hist): esta opção abre a página da história do artigo, onde estão listadas todas as edições efetuadas no artigo, ordenadas cronologicamente.
  • m: este m aparece caso tenha sido ativada a caixa de edição menor ao editar o artigo. Ver Edição menor.
  • Nome_do_usuário (discussão | contribs): hiperligação para o usuário que fez a edição, com hiperligação para a sua página de discussão e lista de edições que fez.
  • Sumário de edição: ver Sumário de edição

Adicionar e remover páginas

  • Como inserir páginas na lista:
    • A opção "Vigiar esta página" encontra-se no canto inferior esquerdo da janela de edição e só está disponível para usuários registados.
    • No menu de topo de cada artigo existe o botão "Vigiar", com a mesma função.
  • Como retirar páginas da lista:
    • Clicar em "Ver e editar a lista de páginas vigiadas" e marcar as páginas a remover na caixa de seleção de cada um; quando selecionar todas as páginas que quer remover, clicar no botão "Remover páginas" no fundo da página.
    • Ao aceder a uma página que esteja na sua lista de páginas vigiadas, encontra-se visível uma aba no topo da página com a opção "Deixar de vigiar". Clicando nesta opção a página é removida da sua lista de páginas vigiadas. Se quiser pode voltar a adicioná-la à sua lista posteriormente.

Ver também