Ajuda:Infocaixa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg Esta página ou secção está a ser traduzida de en:Help:Infobox. Ajude e colabore com a tradução.

Uma caixa de informação ou infocaixa (em inglês: infobox) é um uma tabela de formato fixo colocada no canto superior direito do artigo e visa apresentar um resumo com aspectos relevantes e facilitar a consulta de outros artigos relacionados. O aspecto geral de uma infocaixa é baseada nas taxocaixa (caixa de informação taxonômica) que os editores desenvolveram para expressar visualmente classificações científicas dos organismos.

O uso de infocaixas não é obrigatório nem proibido para qualquer artigo. Quando utilizá-las, qual a ser utilizada e quais seções a serem incluídas é determinado através da discussão e consenso entre os editores do artigo.

O que as infocaixas fazem?[editar | editar código-fonte]

As predefinições de caixas de informação contém fatos e estatísticas comuns ao artigo. Por exemplo: todos os animais possuem uma classificação científica (espécie, família, etc), também estado de conservação (risco de extinção). Adicionando uma {{taxocaixa}} ao artigo torna-se fácil encontrar tais informações e compará-las com outros artigos.

Infocaixas são como fichas ou barras laterais em artigos de revista. Eles rapidamente mostram pontos importantes em um formato fácil de ler. Entretanto, eles não são tabelas "estatísticas", devem somente resumir informações que estão presentes no texto principal porque pode não ser possível para muitos leitores visualizar a infocaixa. Particularmente, as infocaixas podem ocultar longas colunas inseridas em tabelas expansíveis, o que significa que leitores usando tecnologias assistivas podem perder totalmente sua funcionalidade.

O que deve haver na infocaixa?[editar | editar código-fonte]

Em geral, a informação contida em uma infocaixa deve ser:

  • Comparável. Se diversos assuntos diferentes compartilham um atributo em comum (por exemplo, pessoas com nome e data de aniversário), então é útil compará-las em diferentes páginas. Isto significa que sempre que possível o material deve ser apresentado em um formato padrão.
  • Concisa. Infocaixas devem ser uma ferramenta para rapidamente consultar fatos ou informações. Longos textos ou estatísticas muito detalhadas devem fazer parte do texto do artigo.
  • Relevantes para o artigo. Um problema comum é a inclusão de material irrelevante que de outra forma não seria incluído no corpo do artigo: por exemplo, tipo sanguíneo de um personagem fictício pode ser referenciado em uma biografia, mas não é especialmente útil para entender o artigo. Infocaixas não devem ser usadas para detalhar informações triviais que de outra forma seriam removidas do artigo. Além disso, como dito acima, alguns usuários podem não ter acesso ao conteúdo da infocaixa e portanto não terão acesso a essas informações.
  • Citadas em algum lugar no corpo do artigo. As infocaixas, assim como a introdução do artigo, devem conter uma visão geral do artigo que é ampliada e apoiada pelas fontes fiáveis no corpo do artigo. No entanto, se necessário (por exemplo, quando o artigo está incompleto), é adequado incluir referências nas infocaixas.

Encontrando uma infocaixa apropriada[editar | editar código-fonte]

Infocaixas são extensões do recursos de predefinições MediaWiki e como tal suas implementações são mantida em predefinições. Há duas maneiras para os editores normalmente terem acesso aos detalhes subjacentes de uma infocaixa:

Criando uma nova infocaixa[editar | editar código-fonte]

Você deve primeiro procurar uma infocaixa que se encaixe na sua necessidade seguindo os passos da seção anterior. Depois, preferencialmente você deve testá-la em Wikipédia:Página de testes e procurar quais WikiProjetos talvez se interessem por ela.

Prototipando uma infocaixa[editar | editar código-fonte]

Infocaixas podem ser rapidamente prototipadas dentro de sua própria página de usuário. Por exemplo, para criar uma infocaixa chamada Infocaixa meu assunto, o editor deve simplesmente começar um artigo de sua própria página de usuário: Special:Minha página/Info/meu assunto. Os passos gerais de prototipagem são:

  • Determinar a abordagem geral da implementação
  • Projetar a infocaixa
  • Aplicar a infocaixa
  • Documentar, para outros editores, como usar a infocaixa
  • Categorizar a infocaixa para torná-la mais facilmente disponível a outros editores
  • Testar a infocaixa


Ver também[editar | editar código-fonte]