Ajuda:Validação de páginas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Validação de páginas foi um sistema que permitia a revisão de edições em artigos antes que elas se tornassem visíveis para leitura. Edições de usuários sem registro ou com registro recente eram aceitas e permaneciam guardadas no histórico sem que fossem, inicialmente, publicadas. Usuários com um pouco mais de experiência podiam rever as edições e aprová-las para publicação.

Funcionamento

Nas páginas com esse nível de proteção, as edições de autoconfirmados (mais de 4 dias de cadastro e mínimo de 10 edições) não sofriam qualquer restrição.

Já as edições de IPs e registrados não autoconfirmados ficavam pendentes, ou seja, os leitores que não estavam logados não podiam ver as alterações feitas pela edição até que ela fosse revisada por um usuário com poder de revisão.

Aplicação em artigos

A aplicação dessa proteção a novas páginas seguia a política de uso. Se se entendesse que o uso da Validação de páginas estava de acordo com a política de uso, se solicitava essa proteção aos administradores em Wikipédia:Pedidos/Proteção.

Os administradores podiam usar esse nível de proteção com a opção "Exigir validação para edições de novatos ou usuários sem registro" na lista de níveis de proteção da página.

Revisão de edição pendente

Quando se verificava que uma edição estava pendente em Especial:Páginas analisadas antigas, ou através de um aviso na própria página, um revisor, que eram os autorrevisores, reversores, eliminadores, burocratas e administradores, podiam revisar a edição com o seguinte procedimento:

  1. Se a edição fosse válida, ou seja, não fosse um vandalismo, clicava-se no botão "Aceitar edição" que aparece no dif da edição.
  2. Se a edição fosse um vandalismo, clicava-se no botão "Não aceitar a edição" e era desfeito o vandalismo da forma convencional. Ou, se fosse reversor, apenas se revertia a edição que ela era automaticamente marcada como revisada.

Páginas especiais usadas pela extensão

Ver também