Akasha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Akasha é o princípio original, espaço cósmico, o éter dos antigos, o quinto elemento cósmico (quintessência), a quinta ponta do pentagrama.

É o substrato espiritual primordial, aquele que pode se diferenciar. Segundo a teosofia relaciona-se com uma força chamada Kundalini. Eliphas Levi o chamou de luz astral.

No paganismo, o Akasha, também chamado de Princípio Etérico, corresponde ao espírito, à força dos Deuses. É representado no Hermetismo, segundo Franz Bardon, pelo Ovo negro, sendo um dos cinco Tattwas constituintes do Universo.

Na filosofia hindu[editar | editar código-fonte]

É um lugar, o elemento éter. Também significa energia universal.

Na Psiquiatria[editar | editar código-fonte]

Designa o espaço sutil onde estão armazenados todos os conhecimentos e feitos humanos, desde os primórdios. É a memória da humanidade. Corresponde ao inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung.

No Espiritismo[editar | editar código-fonte]

É chamado de fluido cósmico universal. André Luiz, no livro "Evolução em Dois Mundos" também o chama de hausto divino.

No Paganismo[editar | editar código-fonte]

Cinco Elementos da Natureza e o Pentagrama.

Segundo a crença de algumas religiões pagãs, como a Wicca, todo o universo foi criado a partir dos Cinco Elementos da Natureza: Ar, Fogo, Água, Terra e Akasha (espírito).

Todo os demais elementos foram originados do Akasha (o princípio original). Correlacionando os Akasha com o pentagrama, ele seria a 5º ponta do pentagrama (a ponta apontada para cima), aquela que representa o espírito divino, a chamada quintessência e representada pelo ovo (símbolo da origem) negro (símbolo do mistério).

Por isso ele é considerado o mais elevado dos cinco elementos, o mais poderoso e inimaginável; é a base de todas as coisas da criação. Assim, o Akasha é isento de espaço e de tempo. O não-criado: incompreensível e indefinível. Segundo Franz Bardon, é o que as religiões chamam de DEUS.

Ele é o que contém tudo o que foi criado e é ele que mantém TUDO em equilíbrio. É o espaço (onde se originam todos os pensamentos e idéias) e matéria (na qual se mantém tudo o que foi criado).

No Ocultismo[editar | editar código-fonte]

Akasha é o nome dado a uma Ordem chamada de Ordem Akasha que é uma Sociedade secreta com práticas baseadas em sistemas da kaballah e herméticos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]