AkelPad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
AkelPad
Logo ap.png
Desenvolvedor Aleksander Shengalts
Lançamento 10 de agosto de 2003 (11 anos)
Versão estável 4.8.7 (2 de fevereiro de 2014; há 33 semanas)
Idioma(s) Inglês, Russo, e mais 18 idiomas
Sistema operativo Windows
Gênero(s) Editor de texto
Licença BSD license (open source)
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 350KB (executável),

960KB (instalador)

Página oficial AkelPad.

AkelPad é um pequeno e expansível editor de texto criado para Windows. Também pode ser executado sob Wine , um aplicativo que permite aos usuários executar aplicações Windows em sistemas Unix-like, como o Linux .

Embora AkelPad seja criado para ser um editor de texto, o uso de plugins disponíveis fornece consideravelmente mais recursos do que o bloco de notas. AkelPad exibe o texto usando um controle especialmente projetado, AkelEdit, [1] um substituto para o Windows ' Rich Edit controle, o que dá AkelPad controle adicional sobre exibição de texto [2] e comportamento.

AkelPad é um software livre (open source), hospedado no SourceForge, onde ele foi baixado mais de 2 milhões [3] de vezes.

Unicode e codepages[editar | editar código-fonte]

AkelPad lida com arquivos completos escritos em Unicode UTF-8, UTF-16 ou UTF-32 e pode auto-detectar arquivos Unicode com ou sem um BOM . BOMs (marcas de ordem de byte) também pode ser omitida, se desejado, a partir de escrita de arquivo.

Codepages instalados no sistema do usuário pode ser usado para ler ou escrever arquivos; texto também pode ser re-codificado em outras páginas de código. AkelPad implementa uma auto-detecção do algoritmo para a detecção de algumas páginas de código comuns usados ​​(opcional).

AkelPad também pode detectar texto não (ou seja, binários ) arquivos e emitirá uma mensagem. Ficheiros binários podem, no entanto, ser carregados e editados (texto interno, por exemplo) se desejado.

Referências