Akranes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Akranes, Islândia
Cidade Alcunha: "Skaginn"
Akranes.png


Localizada na Islândia

Área 8.2 km² ( 3.17mi²)
População


 - Total (31 de dezembro de 2005)
 - Densidade populacional


5.786
680.7/km²

Código postal 300

Latitude: 64'9 N
Longitude: 22´6 W

Página da Câmara municipall
Akranes

Akranes é uma cidade e um município localizado na costa ocidental da Islândia, região Vesturland. A população do município em 31 de dezembro de 2005 era de 5.786 habitantes. A cidade começou a constituir-se no século XX como uma vila piscatória e a partir de 1941 tem tido um enorme desenvolvimento, não se resumindo apenas à vida piscatória. A actividade pesqueira permanece, no entanto como a principal a(c)tvidade empregadora, mas o comércio tem também uma grande importância, sendo esta cidade o centro de região rural que a rodeia. A indústria também tido uma grande crescimento,uma fábrica de cimento tem trabalhado desde a década de 1950 e existe uma fábrica de alunmínio próximo desta cidade desde 1998.

Espera-se que a cidade cresça nos próximos anos por causa do crescimento das actividades industriais além do desenvolvimento das comunicações: existe um túnel submarino (o maior do mundo) de 5 km a ligar Reiquejavique a esta cidade.

Akranes tem um clube de futebol que tem importância a nível do futebol islandês (participa na 1ª liga islandesa há vários anos), mas que a nível externo UEFA tem tido participações modestas, quase nunca passando das pré-eliminatórias.

Ligação exterior[editar | editar código-fonte]

Localização de Akranes na Islândia
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Akranes