Akuma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Akuma (Street Fighter))
Ir para: navegação, pesquisa
Akuma
Nome no Japão Gōki (豪鬼)
Série de jogos Street Fighter
Primeiro jogo Super Street Fighter II Turbo
Informações pessoais
Terra natal  Japão
Estilo(s) de luta Karatê Shotokan / Satsui no Hadou
Portal Games

Akuma (em japonês: 悪魔 ou アクマ, Aku: Mau; Ma: demônio. Logo, Akuma: Demônio mau), mas é conhecido no Japão como Gouki (豪鬼, Gōki?, que significa "espírito forte" ou "demônio forte"), é um personagem de videogame criado pela empresa fabricante de jogos eletrônicos Capcom. Sua primeira aparição foi no jogo Super Street Fighter II Turbo (1994), como um personagem secreto e chefe oculto. Akuma nasceu em 1960 e tem um irmão chamado Gouken que treinou Ryu e Ken o estilo karate shotokan.

Características[editar | editar código-fonte]

Akuma tem 1,78m e caracteriza-se por ter cabelos vermelhos, pele escura, olhos vermelhos, um rosto assustador, trajar sempre um dogi de cor azul-escura, usa um colar de bolas pretas e chinelos, em alguns jogos. Akuma sem dúvida é um dos guerreiros mais fortes dos games se não for o mais forte de todos, com uma força e agilidade absurda ele massacra qualquer adversário.

Aparição na série Street Fighter[editar | editar código-fonte]

Akuma foi introduzido na série Street Fighter no jogo Super Street Fighter II Turbo (1994)[1] , como um personagem secreto e sem nome que substituía o chefe M. Bison em certas ocasiões. Seu estilo de luta e aparência eram muito semelhantes às dos personagens Ryu e Ken. Detalhes da sua origem foram revelados mais tarde na série Street Fighter Zero (Alpha) (que foi uma continuidade retroativa da série Street Fighter, criada em 1987, ou seja, uma série que apesar de criada 8 anos após a série original, em 1995, conta detalhes de lutas que aconteceram antes de Street Fighter, e que teve Akuma como um dos seus principais personagens). Alguns dos detalhes revelados nesta série sobre Akuma são que ele assassinou o mestre de Ryu e Ken, (que mais tarde seria revelado como sendo seu próprio irmão Gouken), e também que Ryu o buscava para derrotá-lo e vingar seu mestre. Alguns dos detalhes mais marcantes de Akuma são sua capacidade de se teleportar durante a luta, ser capaz de usar sua versão do Hadouken durante o salto, e a sua técnica Shun Goku Satsu, bem semelhante ao seu teleporte, que é indefensável e que sempre causa enorme prejuízo à energia do adversário.

Aparições em jogos relacionados[editar | editar código-fonte]

A partir de Street Fighter Zero, Akuma (assim como sua versão Shin-Akuma) tornou-se um dos principais personagens em vários jogos da série Street Fighter e também em jogos de estilo crossover (onde os personagens da fabricante da série Street Fighter, Capcom, se unem a elencos de personagens de outras fabricantes), como nos jogos X-Men vs. Street Fighter, Capcom vs. SNK, Tekken X Street Fighter e muitos outros. No jogo Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, Akuma, além de ser um personagem comum do jogo, é também o chefe Cyber Akuma (uma versão robótica de Akuma, que aparece apenas neste jogo). um complemento da informação akuma é o personagem secreto no jogo de fliperama X-Men: Children of the Atom.

Shin Akuma[editar | editar código-fonte]

Há uma versão mais poderosa de Akuma que realiza aparições principalmente em jogos de estilo crossover, chamada Shin Akuma (Verdadeiro Akuma), que nada mais é do que o personagem com seu poder total. Estando assim, Akuma passa a ter cabelos brancos e traje roxo e suas habilidades normais se tornam mais poderosas. Shin Akuma realizou apenas uma aparição na série Street Fighter, em Street Fighter Zero 2, sendo o chefe secreto do jogo (neste jogo sua aparência ainda era similar a do Akuma normal). Shin Akuma também foi um dos chefes dos jogos Capcom vs. SNK 2, SNK vs. Capcom[2] E SNK vs. Capcom Ultimate Mugen 2007.

Referências

  1. Killer List of Videogames. Super Street Fighter II Turbo.(em inglês)
  2. Gamefaqs.com. SVC Chaos: SNK vs. Capcom: FAQ/Move List by Kao Megura.(em inglês) obs.: Akuma é chamado de Gouki,e é um dos personagens mais solicitados dos jogos da série.