Akzidenz Grotesk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Akzidenz Grotesk

Akzidenz Grotesk é uma antiga tipografia criada em 1896 pela type foundry Berthold em Berlim.

Esta Sans Serif tornou-se um grande sucesso e foi muito imitada por várias fundições de tipos. Como todas as sans serif da época, Akzidenz Grotesk era principalmente usada como um tipo display, entretanto foi incluída uma caixa-baixa bastante aceitável para textos.

A Akzidenz foi marcante durante a Segunda Guerra Mundial; Adolf Hitler, após descobrir que o gótico descendia do judaísmo, decide adoptar a Akzidenz nas suas campanhas de expansão, assim como Mussolini.

Akzidenz Grotesk foi provavelmente cortada por algum experiente porém anônimo puncionista (artífice que grava punções, em inglês: punchcutter) da Berthold.

Esta tipografia está relacionada com o aparecimento da fonte Helvetica.

Segundo Jan Tschichold, a Grotesk é uma forma tardia das romanas, deturpada de todas as serifas e com um traço de grossura quase constante. Na Alemanha, estas grotescas aparecem a partir de 1832.

A mais famosa das antigas sem serifa alemãs foi esta Akzidenz-Grotesk, produto tipográfico de autor anónimo, "mãe" das posteriores sem-serifa feitas na Suíça do pós-guerra, da Helvetica e da Univers.

Ainda hoje, alguns designers puristas, na Alemanha e na Suíça, dão preferência a esta letra austera e sóbria.

Paralelamente à Akzidenz Grotesk, surgiu entretanto no mercado a AG Book e a AG Old Face, emitidas pela Berthold

Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[[Referencia: Tipografos.net-http://tipografos.net/tipos/akzidenz-grotesk.html</ref>.]]