AkzoNobel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Akzo Nobel N.V. é a empresa holandesa, líder na fabricação de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas.

A Akzo Nobel tem uma longa história, e seu crescimento e sucesso podem ser creditados às bem administradas fusões com diversas companhias, cujo segredo sempre foi incorporar a cultura específica e os méritos tecnológicos de cada uma delas.

As mais antigas são a Det Holmbladske Selskab, hoje Sadolin, fundada na Dinamarca em 1777, a Sikkens holandesa e a Bemberg alemã, ambas de 1792. E na Suécia, Alfred Nobel (1833-1896), o famoso cientista que inventou a dinamite e instituiu o Prêmio Nobel, deu início a diversas empresas de sucesso, algumas delas ainda fazendo parte da Companhia.

AKZO

1929 - A Vereinigte Glanzstoff Fabriken e a Enka se unem para formar a Algemene Kunstzijke Unie (AKU).

1967 - A Associação da Koninklijke Zout-Ketjen com a Koninklijke Zwanenberg Organon deu origem à Koninklijke Zout Organon.

1968 - Com a fusão da Koninklijke Zout Organon com a AKU, surge a Akzo.

NOBEL[editar | editar código-fonte]

1984 - A Nobel Industries foi fundada depois da fusão da KemaNobel (1871) com a Bofors (1646). Depois dessa associação, outras empresas bem conhecidas como Berol, Crown Berger, Eka e Sadolin & Holmblad foram adquiridas.

1991 - Houve uma grande reestruturação financeira, e a estatal Securum tornou-se a principal acionista da Companhia.

AKZO NOBEL[editar | editar código-fonte]

1994 - Akzo Nobel é formada através da aquisição das ações da Nobel pertencentes à Securum, e de uma bem sucedida oferta pelas ações remanescentes.

1998 - Akzo Nobel adquire a Courtaulds, multinacional do ramo químico, líder no mercado de revestimentos industriais de alta tecnologia e fibras sintéticas. Fundada em 1816 como uma companhia de tecelagem de seda, a Courtaulds foi a pioneira na indústria mundial de fibras sintéticas, no início do século XX. Suas marcas mais conhecidas são as tintas International, as fibras acrílicas Courtelle e a fibra de celulose Tencel.

1999 - Akzo Nobel vende o Grupo Fibras, agora conhecido como Acordis para a CVC Capital Partners e, em novembro, adquire a HRVet, a divisão de produtos veterinários da Hoechst AG. Com essa transação, a Intervet tornou-se uma das líderes internacionais no mercado farmacêutico veterinário.

A Evolução do Logotipo da Akzo Nobel[editar | editar código-fonte]

A empresa Akzo, se formou em 1969, com a fusão de duas grandes empresas Holandesas, a AKU (Algemene Kunstzjide Unie) e a KZO (Koninklijke Zout Organon). Cada uma carregou consigo sua cultura, organização e identidade e naquele tempo, a AKZO permaneceu virtualmente desconhecida, especialmente fora da Holanda.

Em 1988 a Akzo passou por uma total reformulação em termos de imagem. Contratou uma empresa de consultoria para definir sua cultura, divulgá-la e também para desenvolver uma nova identidade visual, incluindo o desenho novo de seu logotipo.

Uma escultura Grega datada de 450 aC. foi o que inspirou o atual logotipo da Akzo Nobel. Esta escultura é a figura de um homem de braços estendidos e há doze anos foi escolhida para simbolizar a nova filosofia da empresa. A peça original que está exposta no museu Ashmolean em Oxford, Inglaterra, retrata três diferentes símbolos de medição usados na antiga Grécia: a braça, o cúbito e o pé Ateniense. Foi nesta peça, de atributos científicos e artísticos, que a Akzo visualizou os valores que desejava expressar: aqueles de trabalho e realizações. Após 12 anos esses valores continuam em evidência e a imagem de braços estendidos é visto como um símbolo de confiança no futuro abraçando e unificando culturas e mercados diversos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]