Além do Horizonte (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Além do Horizonte
Logotipo da telenovela
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Aventura
Duração 55 minutos
Criador(es) Carlos Gregório
Marcos Bernstein
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Gustavo Fernandez
Ricardo Waddington
Narrador(es) Danton Mello [1]
Elenco Thiago Rodrigues
Juliana Paiva
Antônio Calloni
Flávia Alessandra
Carolina Ferraz
Alexandre Nero
Marcelo Novaes
Rodrigo Simas
Mariana Rios
Vinicius Tardio
ver mais
Tema de abertura "Além do Horizonte" - Erasmo Carlos
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 4 de novembro de 2013 - 2 de maio de 2014 [2] [3]
N.º de episódios 155
Cronologia
Último
Último
Sangue Bom
Geração Brasil
Próximo
Próximo
Programas relacionados A Vila
A Ilha
Horizonte Perdido
Lost
Uga-Uga
Kubanacan

Além do Horizonte é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo, entre 4 de novembro de 2013 e 2 de maio de 2014, em 155 capítulos,[4] substituindo Sangue Bom e sendo substituída por Geração Brasil.

Escrita por Carlos Gregório, Marcos Bernstein e Ricardo Hofstetter, com a colaboração de Victor Atherino, Giovana Moraes, Carla Faour, Melanie Dimantas e Sérgio Marques; teve direção de Carlo Milani, André Câmara, Flávia Lacerda e Pedro Peregrino, direção geral de Gustavo Fernandez e direção de núcleo de Ricardo Waddington [5] , sendo a 83ª "novela das sete" exibida pela emissora.[6]

Contou com Thiago Rodrigues, Juliana Paiva, Rodrigo Simas, Vinicius Tardio, Mariana Rios, Christiana Ubach, Alexandre Borges, Flávia Alessandra, Alexandre Nero, Marcelo Novaes, Laila Zaid, Carolina Ferraz e Antônio Calloni nos papéis principais.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Lili (Juliana Paiva), Rafa (Vinicius Tardio) e William (Thiago Rodrigues) estão dispostos a explorar um novo mundo. À procura de pessoas queridas que desapareceram sem explicações, esses três jovens se conhecem e, juntos, descobrem que é preciso ir muito além do horizonte para desvendar os mistérios que envolvem suas famílias. Nesta jornada, pretendem encontrar o pai de Lili, Luis Carlos (Antonio Calloni); a tia e o irmão de William, Tereza (Carolina Ferraz) e Marlon (Rodrigo Simas); e a namorada de Rafa, Paulinha (Christiana Ubach). As pistas por eles deixadas sugerem que existe um lugar, muito distante dali, onde a vida pode ser plena e transformadora.

Lili (Juliana Paiva) vive com a sua mãe, Heloísa (Flávia Alessandra) desde que seu pai, Luís Carlos, o LC (Antônio Calloni) abandonou a família, dizendo que precisava ir atrás da felicidade plena e concreta. Seu desaparecimento foi um mistério e investigado pelo delegado André (Caco Ciocler), mas o caso foi encerrado e ele dado como morto. Dez anos depois, Lili descobre que seu pai deixou uma carta para ela no testamento, revelando que pode estar vivo e também a aconselha a ir trás da felicidade. A partir de então, ela resolve ir atrás da verdade e acaba descobrindo que ele fugiu com uma amante, Tereza (Carolina Ferraz).

William (Thiago Rodrigues) mora com seu irmão Marlon (Rodrigo Simas) e a tia Sandra (Karen Coelho). Seus pais morreram em um acidente de carro, e ele foi criado por sua tia Tereza (Carolina Ferraz), mas esta desapareceu e deixou os sobrinhos aos cuidados da irmã, Sandra, que teve que cuidar deles mesmo sendo muito nova. Desde então, William também começou a trabalhar duro e se dedicou aos estudos. Mas não conseguiu nenhum emprego e consegue dinheiro vendendo trabalhos de faculdade para universitários. Certo dia, Marlon também desaparece com o dinheiro da família e deixa um recado, afirmando que foi atrás da felicidade, assim como a tia Tereza. William fica desesperado e decide ir procurar pelo irmão.

Rafa (Vinícius Tardio) mora com seu pai Flavio (Guilherme Fontes) e Júlia (Marcella Valente), mas sente falta de sua falecida mãe. É namorado de Paulinha (Christiana Ubach), mas ela percebe que ele não se arrisca, prefere viver a vida sem perigos. Então. Paulinha decide ir atrás da felicidade e também desaparece, deixando gravado em um pen drive um vídeo, contando seu motivos e o aconselha a ir atrás dela. A partir daí, Rafa acaba conhecendo uma entidade secreta, o Grupo, onde reúne pessoas que estão em busca da felicidade plena e concreta.

Thomaz (Alexandre Borges) é um advogado bem sucedido e casado com Inês (Maria Luísa Mendonça) e pai de Marcelo (Igor Angelkorte), noivo de Lili. Tomás era o melhor amigo de LC antes de ele desaparecer, e sempre foi apaixonado por Heloísa.

O Grupo é liderado por Líder Jorge (Cássio Gabus Mendes), que faz várias palestras e cria uma ilusão nas pessoas, dizendo que, além do horizonte, existe um lugar onde todos são felizes, a chamada Comunidade, que fica no meio da Floresta Amazônica, isolada do resto do mundo. LC, Tereza, Marlon, Paulinha e várias outras pessoas acabam indo parar na Comunidade. Os novatos, aos poucos, vão descobrindo que nem todos estão felizes, e querem descobrir como todos os equipamentos vão parar naquele fim de mundo. O chamado Luminoso Mestre é o grande chefe da Comunidade, e quer, a todo custo, que ninguém saiba da existência do local. O que ninguém sabe é que o mestre é Hermes (Alexandre Nero) que pode se tornar uma pessoa completamente violenta para esconder a sua Comunidade.

A Comunidade está situada perto do vilarejo de Tapiré, que é comandado pelo comerciante Kléber (Marcello Novaes). Diante de todos, ele é um homem grosso e mandão, mas em casa ele se submete às ordens da esposa Keila (Sheron Menezzes). A chegada da professora Celina (Mariana Rios) ao vilarejo tira o sono de Kléber, que de cara se desentende com a professora, e seus segredos estão por um fio de serem descobertos. Em Tapiré também mora Vó Tita (Analu Prestes), uma senhora que sabe usar todas as ervas medicinais da floresta e cria suas netas Ana Fátima (Yanna Lavigne), Ana Selma (Luciana Paes) e Ana Rita (Mariana Xavier) após a morte de sua filha Ana Rosa. A morte de Rosa sempre foi um mistério para os moradores de Tapiré. Ela passou um tempo desaparecida e apareceu, morta, boiando no rio e com arranhões de garras afiadas no rosto. A partir dai, vários outros corpos foram começando a aparecer no vilarejo, e uma lenda tomou conta de Tapiré. Um monstro supostamente habita as áreas que estão além dos limites da floresta e ataca a todos que a atravessam, e sempre deixa a sua marca no rosto das vítima. O monstro é a Besta. De vez em quando, acontece em Tapiré alguns blecautes, e o Garimpeiro Fantasma captura as pessoas que andam pela cidade durante o apagão e as leva para a Besta. De cara, Celina logo percebe que tudo não passa de ilusão dos tapirenses, e resolve investigar, quando acaba dando de cara com um perigo ainda maior: o marido de sua prima: Kléber. O comerciante também não conta para a esposa de onde vem seu dinheiro, que é demais para um simples dono de uma mercearia. Paralelamente, a história conta o drama de Nilson (JP Rufino) que foi encontrado pelo marinheiro Klaus (Isaac Bardavid) dentro de uma cesta no rio. De alguma forma, todos os mistérios têm uma ligação.

Lili, William e Rafa acabam entrando para o Grupo, e uma grande jornada irá começar: eles querem descobrir onde estão seus entes queridos.

Ao chegarem no Grupo, se deparam com várias coisas erradas e resolvem juntar provas para destruir aquele local, mas isso não vai ser tarefa fácil.

Produção[editar | editar código-fonte]

A região serrana de Casimiro de Abreu, no interior do Rio de Janeiro, será cenário de gravação, na cidade cerca de 60 profissionais, incluindo a equipe técnica e atores, ficarão hospedados no município durante cinco dias para a produção.[7]

A novela tem a Amazônia como um dos principais cenários.[8] Elementos sobrenaturais, sociedades secretas, lendas e mistérios, como um monstro chamado "a besta".[9] A inspiração veio dos filmes A Vila, A Ilha, Horizonte Perdido e na série de televisão Lost.

Abertura[editar | editar código-fonte]

A abertura foi produzida a partir da técnica de filmagem chamada Hyperlapse, onde se podem ver movimentos em velocidades variadas e a câmera se move em grandes distâncias - foi usada pela primeira vez na TV Globo. “Foi um desafio, nunca tinha sido usada por nós. Levamos em conta várias questões para fazer tudo dar certo”, comemora Alexandre Pit Ribeiro, diretor de criação.

A equipe passou por diversos cantos do país ao longo de dez dias de gravações. No Rio de Janeiro, as locações escolhidas foram: o mirante Dona Marta, a igreja da Candelária e os bairros Marechal Hermes e Santa Teresa. Além disso, foram feitas viagens para a Chapada Diamantina, na Bahia, e para o Amazonas, onde se passa parte da história.[10]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Thiago Rodrigues William Sampaio
Juliana Paiva Alice Barcelos Sampaio (Lili)
Antônio Calloni Luis Carlos Barcelos (LC)
Flávia Alessandra Heloísa Vilar (Helô)
Carolina Ferraz Maria Tereza Sampaio (Tereza)
Alexandre Nero Armando Carvalho (Hermes)
Marcelo Novaes Kléber Martins
Rodrigo Simas Marlon Sampaio
Mariana Rios Celina Machado Sampaio
Vinícius Tardio Rafael Andrade (Rafa)
Christiana Ubach Paula Vargas (Paulinha)
Alexandre Borges Thomaz Vilar [11]
Laila Zaid Priscila Barcelos Vilar (Pri)
Maria Luísa Mendonça Inês Serapião Pomatelli
Cássio Gabus Mendes Jorge Pomatelli
Igor Angelkorte Marcelo Vilar
Sheron Menezzes Keila Machado Martins
Caco Ciocler André Teixeira
Marcella Valente Julia Andrade Teixeira
Yanna Lavigne Ana Fátima Andrade
Luciana Paes Ana Selma
Mariana Xavier Ana Rita Camargo
Guilherme Fontes Flávio Andrade
JP Rufino Edmílson Machado Sampaio (Nilson)
Karen Coelho Sandra Sampaio [12]
Analu Prestes Tita
Isaac Bardavid Klaus
Rômulo Estrela Álvaro Costa
Daniel S. Ribeiro Eduardo (Edu Dente de Ouro)
Lucas Salles Gustavo (Guto)
Jacqueline Sato Jéssica
Cristine Peron Olívia Andrade
Day Mesquita Fernanda
Cláudia Jimenez Zélia
Letícia Colin Vitória
Sabrina Greve Angelique
Otávio Martins Carlos Ricardo Camargo (Cacá)
Ravel Cabral Assis
Marina Palha Joana Felícia
Begê Muniz Matias
João Camargo Osvaldo
Eliseu Paranhos Romildo
Diego Homci João
Tiago Homci José
Celso Reeks Breno
Simon Petracchi Wolfgang
Fernanda Vianna Berenice[13]
Júlio Braga Oscar
Roney Villela Carlos (Kara'twa)
Thiago de Los Reyes Vinícius
Alice Assef Cláudia
Gustavo Damasceno Walmor
Rodrigo Rangel Messias
Josie Pessôa Rose
Luma Ferreira Isabela Sampaio (Belinha)[12]
Marcelo Mariano Nicolay Edinésio[12]
Ana Vitória Bastos Samantha Jackson
Lucas Simões Guilherme Teixeira Andrade
Nathália Alvim Daniela Teixeira Andrade
Renan Monteiro Diego
Diego Cristo Sérgio
Gabriela Munhoz Mônica
Rafael Dib Caio
Narcival Rubens Pedrosa
Billy Blanco Junior Orlando
Paulinho Serra Clóvis
William Vita Juvenal
Glicério do Rosário Padre
Amandha Amanda

Críticas[editar | editar código-fonte]

Nilson Xavier do UOL publicou em seu blog: "Trilha sonora, fotografia e tomadas bacanas. Direção (geral de Gustavo Fernandez em núcleo de Ricardo Waddington) idem. Pouco ainda foi revelado ao telespectador, da história ao elenco. Uma novela híbrida, que mistura seriados e filmes de aventura com nosso caro folhetim tupiniquim. E, por isso mesmo, também pode remeter à saga Os Mutantes da Record. O pano de fundo é a busca pela felicidade na Amazônia, esse lugar além do horizonte – de acordo com o roteiro. Talvez por isso os americanos queiram tanto ela."[14]

Fernando Oliveira do R7 comentou: "Apesar de bem vinda, a exploração de novo cenários e a descentralização as tramas das mesmas regiões do país acabam por ficar em segundo plano. A paisagem amazônica serve de pano de fundo para os segredos da trama. No primeiro capítulo, por exemplo, foi mostrada uma perseguição que em muito lembra Lost, um dos seriados mais marcantes da última década. Parecia que o tal homem desesperado tentava a todo custo escapar do inesquecível "monstro de fumaça", aqui tratado pela alcunha de besta. Da mesma maneira, os moradores da vila de Tapiré deixaram claro que há um toque de recolher e, nos arredores da cidade, existem áreas proibidas, onde ninguém deve ir. O recurso remete a A Vila, filme de M. Night Shyamalan, levado aos cinemas em 2004".[15]

Vanessa Paes Barreto do Yahoo! disse: "Em um primeiro momento, a trama de Marcos Bernstein e Carlos Gregório fugiu do óbvio (ainda que fazendo referências a Lost), mas cumpriu seu papel ao apresentar, mesmo que rapidamente, os personagens principais e seus dramas, além de deixar explícito que o foco principal do folhetim é justamente o mistério."[16]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A novela marcou em seu primeiro capítulo 24 pontos de média e 42% de participação na Grande São Paulo.[17] A média é considerada a pior entre as estreias das últimas quatro novelas do horário, Sangue Bom e Guerra dos Sexos estrearam com 28 pontos e Cheias de Charme, com 35[18] [19] . Entre as novelas Uga-Uga a Além do Horizonte, a Rede Globo perdeu 41% de ibope nas estreias das 19h em 13 anos.[20] [21]

No segundo capítulo, caiu para 22 pontos de média na Grande São Paulo, na mesma data, o seriado Tapas & Beijos marcou 24 pontos.[22]

No dia 7 de novembro, a novela marcou apenas 20 pontos.[23]

A audiência mais baixa da telenovela ocorreu no dia 31 de dezembro de 2013, véspera de Ano Novo, quando marcou 15 pontos. Nesse mesmo dia, a novela das 21h, Amor à Vida, também registrou recorde negativo com 24 pontos de audiência.[24]

O último capítulo bateu recorde de audiência, marcando 26 pontos de média com picos de 30 pontos e 45% de participação.[25]

A trama teve média de 19,7 pontos, sendo a segunda novela das 7 com pior média de toda a história, perdendo apenas para Geração Brasil, com 19,4 pontos.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A canção-tema da novela dá um toque especial: o público pode ouvir - e soltar a voz – ao som de Além do Horizonte, sucesso da Jovem Guarda que ganhou uma versão cantada por Erasmo Carlos. O “Tremendão” escreveu a canção em parceria com Roberto Carlos na década de 70 e ela continua atual até os dias de hoje.[26]

Nacional[editar | editar código-fonte]

Além do Horizonte Nacional
Trilha sonora de vários artistas
Lançamento 2013
Gênero(s) Vários
Idioma(s) Português
Formato(s) CD
Gravadora(s) Som Livre
N.º Título Música Personagem Duração
1. "O Que Eu Só Vejo em Você"   Nando Reis e Os Infernais   3:35
2. "Além do Horizonte"   Erasmo Carlos Abertura 3:59
3. "Zen"   Anitta Lili e William 2:46
4. "Ilusão"   Marisa Monte Heloísa e Thomás 3:31
5. "Imergir"   Silva   3:17
6. "Magra"   Lenine   3:17
7. "Felicidade"   Roberta Campos   3:21
8. "Meu Sol"   Vanguart   3:21
9. "Carimbó Da Alegria"   Carimbó Da Alegria   3:21
10. "Dançando no Salão (Part. Esp.: Felipe Cordeiro)"   Gang do Eletro   2:49
11. "O Amor Verdadeiro Não Tem Vista Para O Mar"   Pullovers   3:22
12. "Somente Nela"   Paulinho Moska   3:19
13. "Cada Qualidade De Homem"   Tanga de Sereia   6:33
14. "Take The Money And Run Away To Rio"   Brothers of Brasil   2:19
15. "Royals (Bônus Track)"   Lorde Geral 3:20

Ainda

  1. Na Linha do Tempo - Victor e Leo (Tema de André e Júlia)
  2. Se Tudo Fosse Fácil - Paula Fernandes (Tema de Zélia)
  3. Perto de Mim - Thaeme e Thiago (Tema de Celina e Matias)

Internacionais[27] [editar | editar código-fonte]

  • Trilha sonora internacional não foi lançada comercialmente.
  1. Receive - Alanis Morissette (Tema de Marlon e Lili)
  2. Fall All Over Again - Tash Phillips (Tema de Celina e William)
  3. When You Got a Good Thing - Lady Antebellum (Tema de Rafa e Ana Fátima)
  4. Everything Has Changed (feat. Ed Sheeran) - Taylor Swift (Tema de Keila e Kleber)
  5. It Goes Like This - Thomas Rhett (Tema de Thomaz e Fernanda)
  6. Safe Rock - Cambriana (Tema de Tereza e Hermes)
  7. Seen It All - Jake Bugg (Tema da Comunidade)
  8. Hey Now - Martin Solveig e The Cataracs (Tema de Guto e Jéssica)
  9. Gone, Gone, Gone - Phillip Phillips (Tema de Heloísa e Flávio)
  10. Radioactive - Imagine Dragons (Tema de LC e Angelique)
  11. Blank Page - Christina Aguilera (Tema de Heloísa e Thomaz)
  12. A Thousand Years - Boyce Avenue (Tema de Lili e William)
  13. One Day You Will - Lady Antebellum (Tema de Lili e William; Tema de André e Júlia)
  14. Wake Me Up (feat. Aloe Blacc7) - Avicii (Tema de Ana Selma e Ana Rita)
  15. Clarity (feat. Foxes) - Zedd (Tema de Vitória; Tema da Comunidade)
  16. Locked Out Of Heaven - Bruno Mars (Tema de Priscila e Marcelo)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2013
Melhores do Ano
Melhor Atriz Revelação
Juliana Paiva
Indicado
Melhor Ator/Atriz Mirim
JP Rufino
Venceu
2014
Troféu Internet
Melhor Novela
Carlos Gregório
Marcos Bernstein
Indicado
Melhor Ator
Rodrigo Simas
Indicado
Revelação
Juliana Paiva
Indicado

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Carol Gregnanin (09 de outubro de 2013). Oba, a Fatinha já tem data para voltar IG Colunistas - Na TV. Visitado em 17 de março de 2014.
  2. Endrigo Annyston (17 de março de 2014). Globo agenda estreia de "Búu"; saiba quando RD1. Visitado em 17 de março de 2013.
  3. Ricardo Tozzi interpretará programador de games em 'Geração Brasil' Pure People. Visitado em 17 de março de 2014.
  4. Memória Globo. Além do Horizonte - Ficha Técnica. Visitado em 2 de maio de 2014.
  5. Além do Horizonte - Créditos.
  6. Thaís Britto (7 de outubro de 2013). Carlos Gregório e Marcos Bernstein estreiam como autores titulares em ‘Além do horizonte’ O Globo Globo.com. Visitado em 12 de outubro de 2013.
  7. Casimiro de Abreu, RJ, será cenário de nova novela da Rede Globo G1 Globo.com (7 de outubro de 2013). Visitado em 12 de outubro de 2013.
  8. Marcello Novaes diz que “Além do Horizonte” se parecerá com “Lost” Redação RD1 (5 de setembro de 2013). Visitado em 12 de outubro de 2013.
  9. Keila Jimenez (2 de outubro de 2013). Nova novela das 19h terá pinta de ‘Lost’ e monstros Outro Canal Folha de São Paulo. Visitado em 12 de outubro de 2013.
  10. Gshow (05 de novembro de 2013). Abertura da novela mostra paisagens exuberantes em diversos cantos do país Extras - Além do Horizonte. Visitado em 25 de maio de 2014.
  11. Thomaz - Personagens - Além do Horizonte Rede Globo. Visitado em 27 de fevereiro de 2014.
  12. a b c Elenco Além do Horizonte” Teledramaturgia. Visitado em 17 de outubro de 2013.
  13. Além do Horizonte está prevista para estrear em novembro” Nossa Gente. Visitado em 17 de outubro de 2013.
  14. Nilson Xavier (4 de novembro de 2013). Estreia de “Além do Horizonte” lembra o seriado “Lost” UOL. Visitado em 5 de novembro de 2013.
  15. Fernando Oliveira (4 de novembro de 2013). Menor audiência de estreia de novela das sete dos últimos 13 anos, ‘Além do Horizonte’ tem semelhanças com ‘Lost’ e ‘A Vila’ Blog Mundo da TV R7. Visitado em 5 de novembro de 2013.
  16. Vanessa Paes Barreto (4 de novembro de 2013). Mesmo com pegada de seriado americano, ‘Além do Horizonte’ oferece proposta diferente e aposta em elenco jovem Yahoo!. Visitado em 5 de novembro de 2013.
  17. Rafaela Santos (5 de novembro de 2013). 'Além do horizonte' estreia com 29 pontos no Rio Patrícia Kogut, O Globo Globo.com. Visitado em 7 de novembro de 2013.
  18. "Além do Horizonte" estreia com pior média de audiência de novelas das 19h F5 Folha de São Paulo (4 de novembro de 2013). Visitado em 4 de novembro de 2013.
  19. Alberto Pereira Jr. (6 de novembro de 2013). Crítica: Copiando 'Lost', 'Além do Horizonte' tem pior estreia no horário em 13 anos F5 Folha de São Paulo. Visitado em 7 de novembro de 2013.
  20. De "Uga Uga" a "Além do Horizonte", Globo perde 41% de ibope nas estreias das 19h em 13 anos F5 Folha de São Paulo (5 de novembro de 2013). Visitado em 7 de novembro de 2013.
  21. No Rio de Janeiro, estreou com 29 pontos de média e 54% de participação.
  22. VJ (6 de novembro de 2013). Além do Horizonte perde 2 pontos no segundo dia de exibição Ofuxico. Visitado em 7 de novembro de 2013.
  23. Rafael (7 de novembro de 2013). Prévia: Alem do Horizonte - 07/11 Expertv. Visitado em 7 de novembro de 2013.
  24. Patricia Kogut (31 de dezembro de 2013). Além do Horizonte e Amor à Vida registram recordes negativos no último dia do ano Kogut. Visitado em 01 de janeiro de 2014.
  25. 'Além do horizonte' registra recorde de audiência no último capítulo Patrícia Kogut. Visitado em 5 de maio de 2014.
  26. Música-tema da novela, ‘Além do Horizonte’, é cantada por Erasmo Carlos tvg Globo.com (9 de novembro de 2013). Visitado em 9 de novembro de 2013.
  27. Trilha Sonora de Além do Horizonte Teledramaturgia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]