Alípio de Melo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alípio de Melo (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível

Alípio de Melo é um bairro da região Noroeste de Belo Horizonte, região da Pampulha em Belo Horizonte, Minas Gerais. [1]

História[editar | editar código-fonte]

Criado a partir do loteamento da antiga Fazenda São José, de propriedade do coronel Alípio de Melo, o nome do bairro homenageia a homônima família e também a tradição operária de seis cooperativas que, em 1976, em convênio firmado com o Banco Nacional da Habitação (BNH), construíram o Conjunto Habitacional Alípio de Melo. Até o final da década de 80 ainda era possível encontrar vacas e outros pequenos animais em fazendinhas próximas ao bairro.

As ruas com nomes de profissões relembram a origem operária do Alípio de Melo e nos remete à época da sua criação, em que a Avenida Abílio Machado se chamava Estrada de Contagem.

Hoje, a avenida se tornou um importante corredor de tráfego da capital, recebendo um fluxo diário de 27 mil veículos, nos dois sentidos. Além disso, abriga uma infinidade de pontos comerciais e de serviços, tornando o bairro, um bairro classe média-alta.

Suas principais vias são as avenidas Abílio Machado, Tancredo Neves e Avenida Heráclito Mourão de Miranda (Belo Horizonte). Faz divisa com os bairros Castelo, Manacás e Glória.

Um fato interessante sobre o bairro Alípio de Melo é que ele pode ser dividido em duas regiões: uma em que as vias têm nomes de profissões (como as ruas dos Médicos, dos Veterinários, dos Construtores e dos Economistas, e a outra em que as vias possuem nomes de aves, como as ruas Toutinegra, Marianita, Uirapiana e Tiês. E outras como a Atobás, muito interessante que os Atobás parecem nomes de arvores, mas são aves de médio a grande porte, com comprimento de 64 até 100 cm e peso de até 3,6 Kg.As ruas com nomes de profissões relembram a origem operária do Alípio de Melo e nos remetem à época da sua criação, época em que a Avenida Abílio Machado se chamava Estrada de Contagem.

 Vizinho dos bairros Castelo, Serrano e Padre Eustáquio, o Alípio de Melo tem acessos facilitados pela Rua Padre Eustáquio, Avenida Pedro II e Anel Rodoviário.



Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]