Alô, Doçura!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alô, Doçura!
Informação geral
Formato
Gênero Sitcom
Duração 20 min aprox
Criador(es) Cassiano Gabus Mendes
Idioma original português
Episódios 385 episódios
Produção
Produtor(es) Rede Tupi
Exibição
Emissora original Rede Tupi
Formato de exibição Preto e branco
Transmissão original 19531964

Alô, Doçura! foi uma série de televisão brasileira exibida de 1953 a 1964 pela extinta TV Tupi, tendo sido adaptada para a televisão e dirigida por Cassiano Gabus Mendes. A produção foi relançada entre 1990 e 1991 pelo SBT, com César Filho e Virgínia Nowick.

História[editar | editar código-fonte]

A Rede Tupi lançou em 1953, inspirada no sucesso norte-americano I Love Lucy, a série de comédia romântica Alô, Doçura!. Seguindo os mesmos moldes, a série brasileira mostrava a vida de um jovem casal e a epopeia do que é a vida a dois.

Alô, Doçura! foi criada originalmente para o rádio por Otávio Gabus Mendes com o título de "O Encontro das Cinco e meia". Posteriormente, seu filho, Cassiano, adaptou o programa para a TV Tupi de São Paulo. Em 1957, a série passaria a ser produzida também para a TV Tupi do Rio de Janeiro. A ambição da emissora era ter um programa com um humor leve e descontraído, histórias com pouca duração e, principalmente, um casal de grande empatia pelo público. Nesse item, a primeira tentativa foi com o casal de atores Ilka Soares e Anselmo Duarte, mas não deu certo. Segundo Ilka, Anselmo não conseguia decorar o texto, além de não estar acostumado com a dinâmica do "ao vivo", que é muito diferente do cinema, área que o consagrara. A Tupi, então, escalou os atores Mário Sérgio, galã da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, e Eva Wilma, atriz iniciante e grande promessa do Cinema. Alguns episódios bastaram para o programa virar um sucesso. Posteriormente, John Herbert entrou para o elenco substituindo Mário. O novo casal da ficção acabou se tornando realidade: John e Eva se casaram em 1955.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Alves, Vida, TV Tupi: Uma Linda História de Amor (Coleção Aplauso), Imprensa Oficial, São Paulo, 2008.
  • Steen, Edla Van, Eva Wilma: Arte e Vida (Coleção Aplauso), Imprensa Oficial, São Paulo, 2006.
  • Barbosa, Neusa, John Herbert: um Gentleman no Palco e na Vida (Coleção Aplauso), Imprensa Oficial, São Paulo, 2004.