Al-Mansur do Egito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Al-Mansur
Sultão do Egito
Governo
Reinado 11981200
Antecessor Al-Aziz Uthman
Sucessor Al-Adil I
Dinastia Aiúbidas
Vida
Nome completo Al-Malik al-Mansûr Nâsir ad-Dîn Muhammad ben `Imâd ad-Dîn `Uthmân
ناصر الدين "الملك المنصور" محمد بن عماد الدين عثمان
Nascimento 1188
Morte depois de 1216 (28 anos)
Pai Al-Aziz Uthman

Al-Malik al-Mansur Nasir ad-Dîn Muhammad ben Imad ad-Din Uthman, dito Al-Mansur, foi um sultão do Egito da dinastia aiúbida entre 1198 e 1200. Ele era filho de al-Aziz Uthman e neto de Saladino.

História[editar | editar código-fonte]

Seu pai, o sultão Al-Aziz Uthman, morreu em 29 de novembro 1198 depois de cair de um cavalo nas proximidades das pirâmides do Egito e seu filho o sucedeu. Como o garoto tinha apenas nove anos, teve como tutor o atabeg Baha Al-Din Karakouch. Porém, as cortes egípcias temiam as ambições políticas de al-Adil, irmão de Saladino e governador de Damasco, e, por isso, requisitaram a ajuda do tio do jovem sultão, al-Afdal, ex-sultão de Damasco, que chegou ao Egito em janeiro de 1199 aclamado pelas multidões para tomar o posto de atabeg[1] .

Al-Afdal, porém, tentou se aproveitar da remoção de al-Adil, que estava em Mardin, sitiando Damasco, mas al-Adil se antecipou e chegou em Damasco em 8 de junho de 1199. Al-Afdal, ajudado por seu irmão, El-Malik ed-Zahir Ghazi, emir de Alepo, juntou um exército para dar-lhe combate em 14 de junho. Os dois irmãos relutam e o cerco termina sem sucesso após seis meses[2] .

De volta ao Egito, al-Afdal imprudentemente dispersa o seu exército. Al-Adil, depois de derrotar as míseras forças que defendiam o Cairo, recebe a rendição do sultão em 5 de fevereiro de 1200. Al-Afdal foge para a fortaleza de Hauran, abandonando o título de sultão do Egito. Seu sobrinho, al-Malik al-Mansur, é elevado ao sultanato e também é nomeado governador de Edessa, cargos provavelmente cerimoniais dada a pouca idade do garoto[2] .

Porém, al-Malik al-Mansur prefere refugiar-se com seu tio Malik al-Zahir, emir de Alepo. Em 1216, al-Zahir morreu tendo decidido que se seus dois filhos morressem sem filhos, al-Mansur seria seu herdeiro. Não se sabe o que aconteceu depois.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Al-Mansur do Egito
Nascimento: 1188 Morte: depois de 1216
Precedido por:
Al-Aziz Uthman
Sultões do Egito
1198-1200
Sucedido por:
Al-Adil I

Referências

  1. Grousset, 1936, p. 198.
  2. a b Grousset, 1936, p. 198-9.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]