Al-Mu'tamid (califa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Al-Mu'tamid
المعتمد
15º Califa Abássida
Governo
Reinado 870outubro de 892
Antecessor Al-Muhtadi
Sucessor Al-Mu'tadid
Dinastia Abássida
Vida
Nascimento 844
Morte outubro de 892 (48 anos)
Pai al-Mutawakkil

Al-Mu'tamid (em árabe: المعتمد - al-Muʿtamid) foi o califa abássida entre 870 e 892 e o mais filho mais velho ainda vivo do califa al-Mutawakkil. Ele reinou por 23 anos, mesmo tendo um poder apenas nominal nesse período.

História[editar | editar código-fonte]

Durante o reinado de seu antecessor, al-Mu'tamid, ele foi aprisionado em Samarra e só se libertou quando al-Muhtadi foi deposto.

O irmão de al-Mu'tamid, Al-Muwaffaq também estava na linha de sucessão e poderia reivindicar o trono para si. Quando a revolta de Zanj irrompeu nas proximidades de Bagdá, al-Mu'tamid o chamou para ajudá-lo. Desse momento em diante, al-Muwaffaq essencialmente reinou como califa em todos os sentidos, exceto no nome. Quando o vizir adoeceu, ele transferiu uma parte substancial de sua autoridade para o seu filho, al-Mu'tadid, que era muito popular em Bagdá. No ano seguinte à morte de seu irmão, al-Mu'tamid foi obrigado a remover publicamente seu próprio filho da linha de sucessão e a reconhecer al-Mu'tadid como seu sucessor. Ele não viveu muito depois desta humilhação - ele bebeu até morrer em um festival noturno em outubro de 892, aos cinquenta anos.

A maior conquista de al-Mu'tamid talvez tenha sido a continuação da era de prosperidade que se iniciou com al-Muhtadi e que duraria até o final do século. A causa principal desta prosperidade foi a volta da corte, em 892, para Bagdá, o que limitou o poder dos soldados turcos sobre ela. Durante o reinado de al-Mu'tamid e no dos dois califas seguintes, não houve mais tentativas de assassinato sobre o califa, como era comum no período anterior, da anarquia em Samarra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Al-Mu'tamid (califa)
Nascimento:  ? Morte: 892
Precedido por:
Al-Muhtadi
Califas abássidas
870–892
Sucedido por:
Al-Mu'tadid

Bibliografia[editar | editar código-fonte]