Al-Mundhir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arrows-move.svg
Em 22 de junho de 2014 foi proposta a renomeação deste artigo para Almondir I. Se não concorda, use a página de discussão.
Obs.: forma presente em dicionário de arabismos
Al-Mundir I
Emir de Córdova
Governo
Reinado 886-888
Antecessor Maomé I
Sucessor Abdalá I
Dinastia Omíadas
Vida
Nome completo Al-Mundhir
Nascimento 842, em Córdova
Morte 888 (46 anos)
Pai Maomé I

Almondir, Al-Mundhir ou Al-Mundir (em árabe: المنذر ) (c. 842 – 888) foi o emir de Córdoba entre 886 e 888. Ele era membro da dinastia omíada de Al-Andalus (a Espanha islâmica) e filho do emir anterior, Maomé I[1] .

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Nascido em Córdova durante o reinado de seu pai, ele comandou operações militares contra os reinos cristãos vizinhos e contra as rebeliões dos muladis.

Em 865, Al-Mundir liderou a parcialmente fracassada campanha contra o rei Ordonho I das Astúrias, no vale do rio Douro. No caminho de volta à capital do emirado ele derrotou, em Burgos, Rodrigo, conde de Castela, avançando a fronteira do emirado ainda mais para o norte da Península Ibérica. Ele também tentou conquistar o Reino de Leão, mas foi derrotado em 878 em Valdemora pelo rei Afonso III das Astúrias.

Al-Mundir lançou uma expedição contra a família muladi Banu Qasi, que havia se aliado com Afonso III, mas foi também derrotado em 883. No ano seguinte, ele conseguiu expulsar o emir rebelde Ibn Marwan de Badajoz.

Reinado[editar | editar código-fonte]

Em 886, com a morte de seu pai, ele herdou o trono de Córdova. Durante os dois anos de seu reinado, Al-Mundir continuou a lutar contra o rebelde Umar ibn Hafsun. Ele morreu em 888, em Bobastro, provavelmente assassinado por seu irmão e sucessor Abdalá[2] .

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Maomé I de Córdova (823 - 886) e de Ushar. Do seu casamento com uma senhora cujo nome não esta registado foi pai de:

  1. Abd Allâh ibn Muhammed al-Qurtubiyya que vira a casar com Zayd ibn Abd Allah (Córdova entre 882 e 890 - 950) [3] [4] [5] [6] ou também Zayd ibn Allah foi um príncipe do Reino de Pamplona e figura da nobreza moura da península Ibérica da cidade de Córdova. Tinha a sua origem paterna na linhagem dos Omíadas de Córdova, iniciada pelo fundador do clã dos Omíadas e que viveu entre 540 e 580.[7]

Referências

  1. Altamira, Rafael. Storia del mondo medievale (em inglês). [S.l.: s.n.], 1999. 477–515 p. vol. II.
  2. Outras variantes ou transliterações do nome: Abû Muhammad 'Abd Allah ben Muhammad, Abd Allah I de Córdova.
  3. Zayd ibn Allah
  4. Rootsweb.ancestry.com
  5. Geocities.ws - Zayd ibn Allah
  6. Ascendências Reais de SAR D. Isabel de Herédia, António de Sousa Lara, Vasco de Bettencourt Faria Machado e Universitária Editora, 1ª Edição, Lisboa, 1999, pg. 110
  7. Omíadas de Córdova.