Al-Saghani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Abu Hamid Ahmed ibn Mohammed al-Saghani al-Asturlabi (que significa o criador do astrolábio de Saghan, próximo a Merv) foi um astrônomo persa e historiador da ciência. Floresceu em Bagdad, onde morreu em 990 d.C..

Inventor e criador de instrumentos, trabalhou no observatório de Sharaf al-dawla e talvez, tenha construído os instrumentos que foram usados lá. Trabalhou na trissecção do ângulo.

História da ciência[editar | editar código-fonte]

Al-Asturlabi escreveu alguns dos comentários mais iniciais sobre história da ciência. Estes incluíam as seguintes comparações entre os eruditos "antigos" (incluindo os babilônicos, egípcios, gregos e indianos) e os "modernos eruditos" (cientistas muçulmanos deste tempo):

"Os antigos se distiguiam através de sua descoberta da possibilidade de princípios básicos e a invenção de ideias. Os eruditos modernos, por outro lado, se distinguem através da invenção de uma multidão de detalhes científicos, a simplificação da dificuldade (problemas), a combinação do disperso (informação) e a explicação do (material que já existe no) coerente (forma). Os antigos vieram com suas conquistas particulares pela virtude de sua prioridade no tempo e não sobre o relato de qualquer qualificação e inteligência naturais. Todavia, quantas coisas escaparam deles quando então tornaram-se invenções originais de eruditos modernos e quanto o autor deixou para o último fazer mais tarde."[1]


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Franz Rosenthal (1950). "Al-Asturlabi and as-Samaw'al on Scientific Progress", Osiris 9, p. 555-564 [559].
  • Suter: Die Mathematiker und Astronomen der Araber (p. 65, 1900).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Esboço-cientista-Iraque

Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.