Beida (Líbia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Al Bayda' (Líbia))
 Nota: Para outros significados, veja Beida.
Beida
  Cidade  
Al Akhdar
Al Akhdar
Al Akhdar
Localização
Beida está localizado em: Líbia
Beida
Localização de Beida na Líbia
Coordenadas 32° 45' 59" N 21° 44' 30" E
País  Líbia
Região Cirenaica
Distrito Jabal Acdar
Características geográficas
Altitude [1] 623 m
Ruínas do teatro grego em Balagras

Beida[2] (em árabe: البيضاء, lit. 'Al Bayḍ(h)ā(h)'), também chamada de Beda e Baida e conhecida como Beda Litória durante a ocupação italiana, é a quarta maior cidade da Líbia.[3]

A história de Beida se prolonga até a Grécia Antiga, quando ela era chamada de Balagras (em latim: Balagrae), uma das maiores cidades da Pentápole líbia. É a segunda maior cidade no leste da Líbia, com uma população de 250 000 habitantes.[4] A cidade teve um dos melhores planos de urbanização e de enquadramento no meio ambiente do país, tornando-a potencialmente turística. Foi sede da Jihad Líbia contra os italianos, e lá esteve a sede do quartel-general de Omar Almoctar. A fundação de Beida como uma cidade ocorreu em 1954. Foi também a capital administrativa do país, no reinado do rei Idris I.

Nela foi realizada, em 24/02/2011, a reunião que resultou na criação do NTC, Conselho Nacional de Transição, que liderou a revolução que depôs o ditador Gadafi e administrou as cidades que já haviam sido liberadas, a maioria delas situadas no litoral leste.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Beida (Líbia)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Líbia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Beida (Líbia)